Logótipo Próximo Futuro

Cinema

2015

Um olho para ver, outro para sentir, de Madalena Miranda, Miguel Coelho, Rita Forjaz e Susana Marques

11 Set

Ciclo de filmes de curta e média metragem e diaporamas (4º sessão) Casa-Arquivo (Jardim Gulbenkian) Ler mais

Um olho para ver, outro para sentir

Um filme em quatro partes. Quatro jovens filmam as suas memórias, afectos e vivências de uma África que sempre conheceram e onde nunca estiveram. Quatro histórias que representam o sentimento de uma geração, a terceira, cujos avós foram viver para África, um olhar sobre um passado que se reflete no presente de cada um.

El cuaderno de barro, de Isaki Lacuesta

6 Set

Ciclo de filmes de curta e média metragem e diaporamas (3º sessão) Casa-Arquivo (Jardim Gulbenkian) Ler mais

Há mais de vinte anos, o pintor Miquel Barceló percorreu de camioneta o deserto do Sahara da Argélia até ao Mali. Ao chegar ao fim da viagem, a sua pintura e a sua vida tinham mudado e decidiu instalar o seu ateliê na parte alta da falha do País Dogon, onde passa largas temporadas. El cuaderno de barro é um documentário de criação no qual se mostra pela primeira vez sob a forma de filme o trabalho e a vida diária de Miquel de Barceló no Pais Dogon num estilo que pode evocar determinados momentos dos filmes de Jean Rouch, bem como a preparação e a última representação do espectáculo Paso Doble feito para os espectadores dogon.

Barcearia, de João Dongo & António Júlio Duarte

5 Set

Ciclo de filmes de curta e média metragem e diaporamas (2º sessão) Casa-Arquivo (Jardim Gulbenkian) Ler mais

Um trabalho sobre estabelecimentos comerciais da cidade do Mindelo na Ilha de São Vicente, arquipélago de Cabo Verde. Situadas nos bairros populares estas lojas caracterizam-se pela diversidade de produtos e serviços que oferecem e por serem ponto de encontro e convívio dos habitantes. Fotografado com máquinas digitais compactas, é um projeto de colaboração entre João Dongo e António Júlio Duarte, realizado para o Festival Internacional de Fotografia de Cabo Verde em setembro de 2014.

MUXIMA, de Alfredo Jaar + CONGA IRREVERSIBLE e POLARIS, de Los Carpinteros

4 Set

Ciclo de filmes de curta e média metragem e diaporamas (1º sessão) Casa-Arquivo (Jardim Gulbenkian) Ler mais

Muxima

"Muxima" é uma elegia à gente de Angola. Homenagem que começa com o título do filme, Muxima, coração em Kimbundú, língua indígena angolana. O filme Muxima é fruto das várias viagens de Alfredo Jaar a Angola. “Muxima é um poema visual dividido em 10 Cantos. Cada Canto tem uma estrutura similar a um Haiku (breve poema japonês), centrado apenas em dois ou três temas, com grande economia de significados. O objetivo é expressar o máximo com o mínimo possível, tal como os extraordinários poemas breves de um dos meus poetas favoritos: Giuseppe Ungaretti.” (AJ)

"Muxima", 2005 / Realizador: Alfredo Jaar / Músicos: Beto de Almeida; Paulo de Oliveira; Os Kiezos, Produções Teta Lando; Ngola Ritmos, Buda Musique; Ruy Mingas, Strauss; Mario Rui Silva, Night & Day; Waldemar Bastos, Luaka Bop / Cortesia Galerie Lelong, Nova Iorque, e do artista

Filmes de Ficção Científica de África e da América Latina (3.ª Sessão)

23 Jun

Anfiteatro ao Ar Livre Ler mais

Branco sai, preto fica

Branco Sai, Preto Fica, Adirley Queirós (Brasil), 2014.

Este ano, novamente no anfiteatro ao ar livre, vai ser possível assistir a um ciclo relativamente inédito entre nós e que, de alguma maneira, é a continuação de um debate que teve lugar no passado mês de maio sobre Ficção Científica em África e na América Latina, integrado num Observatório sobre "Outras Literaturas". Assim, será possível assistir a filmes de ficção científica – clássicos e contemporâneos – produzidos em alguns países africanos e latino-americanos, onde existe uma tradição deste género de filme, entre nós absolutamente desconhecida. Os filmes de curta, média ou longa duração são simultaneamente filmes que obedecem a alguns padrões do género de ficção científica, mas são também muito singulares quer nos temas, quer na natureza das personagens, quer ainda nos cenários em que decorrem. Cremos que este ciclo constitui uma verdadeira descoberta cinematográfica.

Filmes de Ficção Científica de África e da América Latina (2.ª Sessão)

22 Jun

Anfiteatro ao Ar Livre Ler mais

Barbosa

Barbosa, Jorge Furtado (Brasil), 1988 / Ataque de Pánico, Fede Alvarez (Uruguai), 2009 / A Cor que Caiu do Céu, Sergio Wolf (Argentina), 2014.

Este ano, novamente no anfiteatro ao ar livre, vai ser possível assistir a um ciclo relativamente inédito entre nós e que, de alguma maneira, é a continuação de um debate que teve lugar no passado mês de maio sobre Ficção Científica em África e na América Latina, integrado num Observatório sobre "Outras Literaturas". Assim, será possível assistir a filmes de ficção científica – clássicos e contemporâneos – produzidos em alguns países africanos e latino-americanos, onde existe uma tradição deste género de filme, entre nós absolutamente desconhecida. Os filmes de curta, média ou longa duração são simultaneamente filmes que obedecem a alguns padrões do género de ficção científica, mas são também muito singulares quer nos temas, quer na natureza das personagens, quer ainda nos cenários em que decorrem. Cremos que este ciclo constitui uma verdadeira descoberta cinematográfica.

Filmes de Ficção Científica de África e da América Latina (1.ª Sessão)

19 Jun

Anfiteatro ao Ar Livre Ler mais

Crumbs

Usoni, Cherie Lindiwe (Quénia), 2013 / Control (Spoek Mathambo), Pieter Hugo, Michael Cleary (África do Sul), 2011 / Chigger Ale, The Mysterious Fanta Ananas (Espanha e Etiópia), 2013 / Crumbs, Miguel Llansó (Espanha, Etiópia, Finlândia), 2015.

Este ano, novamente no anfiteatro ao ar livre, vai ser possível assistir a um ciclo relativamente inédito entre nós e que, de alguma maneira, é a continuação de um debate que teve lugar no passado mês de maio sobre Ficção Científica em África e na América Latina, integrado num Observatório sobre "Outras Literaturas". Assim, será possível assistir a filmes de ficção científica – clássicos e contemporâneos – produzidos em alguns países africanos e latino-americanos, onde existe uma tradição deste género de filme, entre nós absolutamente desconhecida. Os filmes de curta, média ou longa duração são simultaneamente filmes que obedecem a alguns padrões do género de ficção científica, mas são também muito singulares quer nos temas, quer na natureza das personagens, quer ainda nos cenários em que decorrem. Cremos que este ciclo constitui uma verdadeira descoberta cinematográfica.

2014

O Grande Kilapy

13 Out

Grande Auditório Ler mais

O Grande Kilapy

O Grande Kilapy*, é a história de um bom malandro angolano no final do período colonial (anos 60/70) inspirada livremente em factos reais. Joãozinho, um vigarista com uma profunda ética de amizade, “bon vivant” a todo o custo é uma pessoa simples, que congrega em si um conjunto de imperativos de “curtição” indiferente às contingências de vida numa colónia portuguesa: cor de pele e preconceito social. Por força das circunstâncias, Joãozinho acaba por se tornar um personagem incómodo, subversivo e politico, para o regime colonial Português.

* KILAPY - palavra da língua Angolana Kimbundu: golpe, esquema, burla, pedir emprestado sem pagar.

No Reino Secreto dos Bijagós

15 Set

Realização: Luís Correia e Noémie Mendelle Grande Auditório Ler mais

bijagós

O Arquipélago dos Bijagós situa-se na costa ocidental de África e pertence à Guiné-Bissau. Graças ao seu isolamento geográfico, os Bijagós preservaram práticas e modos de vida que só há pouco tempo tiveram contacto com o ‘mundo de fora’. 

Yvone Kane

23 Jun

Realização: Margarida Cardoso Anfiteatro ao ar livre Ler mais

YK

Num país africano em plena transformação, mas onde as marcas de um passado violento ainda se impõem no dia-a-dia e na memória de todos, Sara e Rita – mãe e filha – reencontram-se depois de muitos anos.

2013

Skoonheid (Beauty)

4 Jul

Oliver Hermanus Anfiteatro ao Ar Livre Ler mais

Skoonheid (Beauty)

Neste drama do realizador Oliver Hermanus, um homem que leva uma vida dupla apercebe-se de que as suas obsessões o estão a levar por um caminho sombrio e perturbado. Na casa dos quarenta, Francois (Deon Lotz) é um homem de negócios sul-africano que aparenta ter um casamento feliz e ser um respeitável cidadão comum.

Elelwani

3 Jul

Ntshaveni wa Luruli Anfiteatro ao Ar Livre Ler mais

Elelwani

A jovem universitária Elelwani foi criada num ambiente profundamente tradicional. Os pais prometeram-na em casamento ao rei de Venda e, como filha obediente, quer cumprir a vontade dos pais. Todavia, para satisfazer a promessa, Elelwani terá de abandonar os sonhos de viajar e prosseguir a sua educação, tal como terá de quebrar o compromisso para com o seu único e verdadeiro amor.

The African Cypher

2 Jul

Bryan Little Anfiteatro ao Ar Livre Ler mais

the african cypher

“The African Cypher” ganhou o Audience Award para o Melhor Filme Sul-Africano nos Encontros do Festival Internacional de Cinema Documental da África do Sul de 2012. Neste filme, o espetáculo da dança é central: a dança não só é um estilo de vida, como é também um símbolo de pertença e o caminho para o sucesso num gueto.

Otelo Burning

1 Jul

Sara Blecher Anfiteatro ao Ar Livre Ler mais

Otelo Burning

Algures, entre a City of God e Blue Crush, “Otelo Burning” é uma história de emancipação que tem como pano de fundo a libertação de Nelson Mandela.

"REwind" + "Mmitlwa" + "Gangster Project"

27 Jun

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REwind

Rewind, de Liza Key (África do Sul)

A Comissão Verdade e Reconciliação (The Truth and Reconciliation Commission – TRC) constituiu um momento extraordinário da nossa história coletiva: uma luta para perdoar, onde 21.000 vítimas contaram as suas histórias e 7.000 agressores confessaram os seus crimes. Para assinalar o seu 10º Aniversário, o compositor sul-africano Philip Miller utilizou fragmentos dos testemunhos gravados (frações de respirações, entoações, gemidos, sussurros e arfadas) para compor a obra “Rewind: A Cantata for Voice, Tape and Testimony”. Esta é a envolvente e, às vezes, angustiante história por trás desta obra excecional e incomum. Entre excertos da performance do Market Theatre, concebida e dirigida por Gerhard Marx, Philip Miller – que compôs “Yizo Yizo, Heartlines, Kentridge’s 9 Drawings for Projection” e Noyce’s Catch a Fire” – conta a história do desenvolvimento da cantata e, as gravações que lhe serviram de inspiração, são apresentadas num contexto visual, em que constam as entrevistas de algumas testemunhas, emissões públicas e ainda filmagens dos arquivos dos serviços secretos.

Material

26 Jun

Craig Freimond Anfiteatro ao Ar Livre Ler mais

Material

Cassim é um jovem muçulmano que trabalha na fábrica de tecidos do pai, em Joanesburgo. Sonha em tornar-se um humorista de stand-up, o que o pai desaprova.

"Cacheu", "Conakry" e "Cuba" (trilogia) + "SEM FLASH: Homenagem a Ricardo Rangel (1924–2009)"

25 Jun

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Conakry

"Cacheu", "Conakry", "Cuba" (trilogia), de Filipa César (Portugal)

“Cacheu” é uma palestra, realizada por Joana Barrios, que reúne elementos da investigação de Filipa César sobre o cinema guineense e quatro estátuas coloniais (hoje armazenadas nas fortalezas Cacheu, construídas pelos portugueses, em 1588, e um dos primeiros bastiões do estabelecimento do comércio de escravos na Guiné-Bissau). A palestra viaja através de diferentes momentos, onde estas estátuas expressam conflitos simbólicos: num pedestal durante o colonialismo português, destronado e partido em pedaços no chão após a Independência, como se vê no filme “Sans Soleil”, de Chris Marker, como um pano de fundo em “Mortu Nega”, de Flora Gomes, e, finalmente, como detritos na fortaleza Cacheu. 

Cadjigue

24 Jun

Sana Na N’Hada Anfiteatro ao Ar Livre Ler mais

Cadjigue

Tal como no paraíso original, os habitantes do arquipélago de Bijagós vivem de acordo com as tradições ancestrais e em absoluto respeito pela natureza até que, um dia, um bando de traficantes de droga ocupa as suas ilhas sagradas.

CINEMATECA PRÓXIMO FUTURO

24 Jun – 27 Jun – 1 Jul – 4 Jul

Anfiteatro ao Ar Livre Ler mais

Otelo Burning

A edição deste ano da Cinemateca Próximo Futuro conta com dois tipos de filmes: no dia 24 apresentaremos o filme, de Sana Na N’ Hada e Luís Correia, “Kadjike”, em estreia mundial, e, no dia 25, uma Trilogia com 3 curtas-metragens de Filipa César, seguida da estreia em Portugal do filme “Sem flash: homenagem a Ricardo Rangel”, de Bruno Z’Graggen.

O segundo conjunto de filmes é da responsabilidade da curadora sul-africana Joan Legalamitlwa, a cuja seleção deu o nome de "Mzansi – The Reel South Africa".  "Mzansi" é um termo do calão sul africano que está associado a tudo o que é bom, bem como a tudo o que seja recente, contemporâneo, inovador e visionário e que serve de mote para conhecermos a África do Sul que se constrói depois de 20 anos de existência como país democrático.

2012

Breve seleção do ciclo de cinema árabe "Em Transição" (2/2)

24 Nov

Auditório 3 da Fundação Calouste Gulbenkian Ler mais

Mascarades
Apresentação de uma breve mas diversificada seleção de filmes que integraram o ciclo de cinema árabe "Em Transição" (com curadoria do realizador egípcio Mohamed Siam), no decorrer das atividades do Programa Gulbenkian Próximo Futuro no verão de 2012.

Breve seleção do ciclo de cinema árabe "Em Transição" (1/2)

23 Nov

Auditório 3 da Fundação Calouste Gulbenkian Ler mais

Atef

Apresentação de uma breve mas diversificada seleção de filmes que integraram o ciclo de cinema árabe "Em Transição" (com curadoria do realizador egípcio Mohamed Siam), no decorrer das atividades do Programa Gulbenkian Próximo Futuro no verão de 2012.

Nostalgia da Luz

6 Jul

Patricio Guzmán Anfiteatro ao Ar Livre Ler mais

No Chile, a três mil metros de altitude, astrónomos de todo o mundo reúnem-se no deserto de Atacama para observarem as estrelas. 

Corações Queimados

5 Jul

Ahmed El Maanouni Anfiteatro ao Ar Livre Ler mais

Amin, um jovem arquiteto que vive em Paris, regressa subitamente a Fez, Marrocos, onde o seu tio está a morrer. Não voltou a falar com o homem que o criou desde que deixou Fez, a sua terra natal, dez anos antes para se instalar e estudar em Paris. 

El-Banate Dol – Estas Miúdas

5 Jul

Tahani Rached Anfiteatro ao Ar Livre Ler mais

“El-Banate Dol – These Girls” (Estas Miúdas) mergulha no universo das jovens que vivem nas ruas do Cairo, um universo de violência e opressão mas também de liberdade. 

Frouxamente, um sábado de manhã

4 Jul

Sofia Djama Anfiteatro ao Ar Livre Ler mais

Certa tarde, em Argel, Myassa é atacada por um violador. 

Com os Pés Assentes na Terra

4 Jul

Amine Hattou Anfiteatro ao Ar Livre Ler mais

Desde jovem, Nassim acorda a pairar sobre a sua cama. 

Mascaradas

4 Jul

Lyes Salem Anfiteatro ao Ar Livre Ler mais

Uma aldeia algures na Argélia. Orgulhoso e pretensioso, Mounir aspira a ser reconhecido pelos seus méritos. O seu calcanhar de Aquilles: todos gozam com a sua irmã, Rym, que adormece em todo o lado. 

Khorma, Filho do Cemitério

3 Jul

Jilani Saadi Anfiteatro ao Ar Livre Ler mais

Khorma é diferente! Com o seu cabelo ruivo e a sua pele estranhamente branca para um tunisino, muita gente pensa que é atrasado. 

O Lamento do Peixe Vermelho

3 Jul

Oubeyd-Allah Ayari Anfiteatro ao Ar Livre Ler mais

Há momentos na vida em que tudo nos pertence, momentos que duram apenas breves segundos mas, mesmo assim, há quem ache que possui a eternidade.

Porquê eu

3 Jul

Amine Chiboub Anfiteatro ao Ar Livre Ler mais

O CEO de uma empresa é repreendido ao telefone pela mulher. 

Atef

2 Jul

Emad Maher Anfiteatro ao Ar Livre Ler mais

Atef

Chuva e nomes trocados podem, por vezes, ser catalisadores para que dois estranhos conversem.

Alexandria, Porquê?

2 Jul

Youssef Chahine Anfiteatro ao Ar Livre Ler mais

Alexandria Why

Este filme marcou uma radical recente reviravolta introspetiva na carreira de Chahine, com um brusco abandono dos seus musicais e melodramas dos anos 50 e dos seus posteriores filmes épicos e políticos.

Que Mundo Maravilhoso

28 Jun

Faouzi Bensaidi Anfiteatro ao Ar Livre Ler mais

Casablanca é uma cidade de contrastes, ao mesmo tempo moderna e antiga. Kamel é um assassino profissional que recebe os seus contratos através da Internet.

Dia e Noite

28 Jun

Islam El-Azzazi Anfiteatro ao Ar Livre Ler mais

Raouf passa os dias a tentar obter lucro e a fazer jogos de poder com os outros, especialmente com Nadia, sua noiva… 

No Final do Dia

28 Jun

Sherif El-Bendary Anfiteatro ao Ar Livre Ler mais

O Soliman está mais alto? Questionou o pai de Soliman quando o seu filho de 32 anos o visitou.

O Muro

27 Jun

Faouzi Bensaidi Anfiteatro ao Ar Livre Ler mais

O Muro

Uma história curta e infindável de um muro que se ergue contra os homens…

Labutadoras

27 Jun

Leïla Kilani Anfiteatro ao Ar Livre Ler mais

Sur la Planche

Tânger - Hoje, quatro mulheres de vinte anos de idade trabalham para passar o dia e vivem durante a noite. Elas trabalham duramente, divididas em duas categorias: têxteis e camarões. 

A Falésia

27 Jun

Faouzi Bensaidi Anfiteatro ao Ar Livre Ler mais

A Falésia

Para Hakim e para Said, seu irmão mais novo, o dia passa-se a ganhar dinheiro com pequenas tarefas. Primeiro, no cemitério onde pintam com cal as sepulturas e, depois, junto de um comerciante de bebidas alcoólicas que é cego. À beira da falésia, umas quantas garrafas vazias podem ser a sorte das crianças…

Ciclo de Cinema Árabe

26 Jun – 5 Jul

Anfiteatro ao Ar Livre Ler mais

Contexto

A cultura árabe e, em especial, a região do Norte de África, conheceu várias reviravoltas cruciais nos últimos quarenta anos. Nas últimas duas décadas, porém, a rigidez do ambiente em geral e circundante tornou difícil distingui-lo de qualquer outra cultura em declínio e isto devido à quantidade de regimes ditatoriais e ao conceito perdido de verdadeira liderança, juntamente com o aumento do tom da repressão e da injustiça. A Tunísia esteve na dianteira e foi seguida por várias revoluções árabes, encorajadas pela rápida e inspiradora reviravolta no regime tunisino. A cena cinematográfica era frequentemente comercial e raramente competitiva, porém, quando era este o caso, surgia em força, mesmo em comparação com o cinema europeu e com o do mundo em geral.

Zafir (Expira)

26 Jun

Omar Zohairy Anfiteatro ao Ar Livre Ler mais

Zafir

Ao longo de muitos anos de vida em comum, o silêncio recai sobre o casamento de um homem de 70 anos e da sua mulher, um silêncio que exprime o tédio e a agonia de uma vida de rotina interminável, um silêncio que só é interrompido pelos seus suspiros e respirações.

O Paraíso dos Anjos Caídos

26 Jun

Oussama Fawzi Anfiteatro ao Ar Livre Ler mais

O Paraíso dos Anjos Caídos

Um sem-abrigo morre de overdose. Os amigos não toleram a ideia de não o poderem ver vivo. Tabl – ’tambor‘ é a sua alcunha – deixou uma vida de luxo, o emprego e a família por uma vida de anarquia e loucura num grupo de almas perdidas.

2011

Africa United

1 Jul

Debs Gardner-Paterson Anfiteatro ao Ar Livre Ler mais

A extraordinária história de três miúdos que viajam 5 mil quilómetros para assistir ao Campeonato do Mundo de Futebol na África do Sul. Jogando com a ingenuidade como capacidade de sedução, com respostas rápidas e tendo como principal utensílio de viagem o calendário de  jogos da Taça do Mundo, os nossos ’pequenitos‘ protagonistas vão atravessar as infinitas terras africanas em busca de um sonho improvável. 

El Ascensor

30 Jun

Jorge Sierra Anfiteatro ao Ar Livre Ler mais

Na véspera de Carnaval, à saída de um supermercado, um jovem empresário é raptado por dois assaltantes e conduzido ao prédio onde fica a sua empresa, para que aí possam assaltar o seu cofre. Ao subirem de elevador, este bloqueia.

Border Farm + Al'lèèssi, une actrice africaine

29 Jun

Thenjiwe Nkosi, Rahmatou Keïta Anfiteatro ao Ar Livre Ler mais

Border Farm

Sessão dupla com os filmes Border Farm, de Thenjiwe Nkosi e Al'lèèssi, une actrice africaine, de Rahmatou Keïta.

Afrique Animée + Ti-tiimou + Un transport en Commun

28 Jun

Moumoni Jupiter Sodré, Michel K. Zongo, Dyanna Gaye Anfiteatro ao Ar Livre Ler mais

Sessão tripla com os filmes Afrique Animée de Moumoni Jupiter Sodré, Ti-Tilmou de Michel K. Zongo e Un Transport en commun de Dyanna Gaye.

Próximo Futuro: 3 Filmes, 3 Realizadores

25 Jun

João Salaviza, Vicent Moloi, Paz Encina Anfiteatro ao Ar Livre Ler mais

Sessão tripla com Cerro Negro, de João Salaviza, Hidden Life, de Vicent Moloi e Viento Sur, de Paz Encina.

Fitzcarraldo

24 Jun

Werner Herzog Anfiteatro ao Ar Livre Ler mais

Na Cinemateca Próximo Futuro há um conjunto de objectivos, já anunciados, dos quais, um, nos é particularmente caro: apresentar pontos de vista de realizadores e de filmes originários de um determinado continente, quando se confrontam com temáticas de outro continente. 

Apnée + When China met Africa

23 Jun

Mahassine Hachad, Marc e Nick Francis Anfiteatro ao Ar Livre Ler mais

Sessão com o filme When China met Africa, de Marc e Nick Francis, antecedido pela curta-metragem Apnée, de Mahassine Hachad.

2010

Tamboro

10 Jul

Sérgio Bernardes Anfiteatro ao Ar Livre Ler mais

Este é um documentário de Sergio Bernardes (Rio de Janeiro, 1944) sobre o Brasil na sua diversidade cultural, geográfica e social.

Rostov - Luanda

9 Jul

Abderrahmane Sissako Anfiteatro ao Ar Livre Ler mais

O realizador mauritano Abderrahmane Sissako (n.1961) regista, neste filme, a sua viagem por uma Angola que a guerra dilacerou, supostamente à procura de um velho amigo, mas, na verdade, tentando recuperar a esperança que ele próprio criara por África. 

Soy Cuba - O Mamute Siberiano

8 Jul

Vicente Ferraz Anfiteatro ao Ar Livre Ler mais

Soy Cuba – O Mamute Siberiano, de Vicente Ferraz (Rio de Janeiro, 1965), conta a fascinante história do filme “Soy Cuba”, de Mikhail Kalatozov, primeira e única co-produção entre Cuba e a extinta União Soviética. 

Black Gold

7 Jul

Mark Francis e Nick Francis Anfiteatro ao Ar Livre Ler mais

As multinacionais do café dominam os nossos centros comerciais e supermercados e comandam uma indústria avaliada em mais de 80 mil milhões de dólares, fazendo deste produto a mercadoria comercial mais valiosa do mundo a seguir ao petróleo. Nós, consumidores, pagamos bem os nossos galões e cappuccinos, mas, os cultivadores de café, continuam a receber tão pouco deste valor que muitos se vêem forçados a abandonar os seus campos.

Triologia das Novas Famílias + Peões

6 Jul

Isabel Noronha, Eduardo Coutinho Anfiteatro ao Ar Livre Ler mais

Sessão dupla com os filmes "Trilogia das Novas Famílias" de Isabel Noronha e "Peões" de Eduardo Coutinho.

Paseo

1 Jul

Sergio Castro Anfiteatro ao Ar Livre Ler mais

Passeo, de Sergio Castro San-Martin, é um filme de cerca de uma hora, mas é imenso. Começa por ser um filme on the road, através da auto-estrada que liga Santiago ao norte do país, circulando no sopé da cordilheira. Uma mãe leva o seu filho adolescente a ver o pai, de quem se separou há dez anos. 

Voy a Explotar

30 Jun

Gerardo Naranjo Anfiteatro ao Ar Livre Ler mais

Quando sabemos que Naranjo foi ele próprio um jovem rebelde em Salamanca, cidade onde nasceu e onde fundou um cineclube universitário chamado “Zero de Comportamento”, título de uma pequena peça de Jean Vigo sobre rebeldia, não nos surpreende que este filme seja sobre jovens rebeldes. Há realizadores assim, capazes de se apropriarem dos géneros cinematográficos mais díspares e de fazerem um filme que depois só podia ser deles! 

Los Viajes del Viento

29 Jun

Ciro Guerra Anfiteatro ao Ar Livre Ler mais

Ignacio Carrillo passou a vida a viajar pelas aldeias e regiões do Norte da Colômbia, a tocar música e canções tradicionais no seu acordeão, instrumento lendário que se contava ser amaldiçoado por ter, um dia, pertencido ao Diabo. Já mais velho, Ignacio casou-se, assentou com a mulher numa cidadezinha e deixou para trás a vida de nómada.

When We Were Black

23 Jun – 24 Jun

Kahlo Matabane Anfiteatro ao Ar Livre Ler mais

O realizador sul-africano Khalo Matabane (n.1975) conta, nesta mini-série, a história verídica de um adolescente negro que, apaixonado por uma jovem activista política e para ganhar a sua afeição, entra no mundo da luta revolucionária contra o apartheid.

La Teta Asustada

22 Jun

Claudia Llosa Anfiteatro ao Ar Livre Ler mais

Um filme da realizadora peruana Claudia Llosa (Lima, 1976), cuja história parte do facto da jovem Fausta (Magaly Solier) acreditar na lenda de ser portadora de uma doença rara, chamada "teta asustada", transmitida pelo medo e sofrimento através do leite materno, porque a sua mãe foi estuprada por terroristas num momento muito difícil no Peru, na década de 1980.