Apnée + When China met Africa
23 Jun 2011 - 22:00
Anfiteatro ao Ar Livre
Entrada 3 €
Sessão com o filme When China met Africa, de Marc e Nick Francis, antecedido pela curta-metragem Apnée, de Mahassine Hachad.
Apnée, de Mahassine Hachad (Marrocos), 2010, 10’
Curta-metragem vencedora do último Festival de Cinema de Maraquexe (2010) é uma obra demonstrativa da qualidade e inventividade do actual cinema marroquino e da sua nova geração de cineastas. É também um filme que mostra as diferenças fulcrais entre a geração mais velha, ainda oriunda de uma certa ruralidade marroquina e com um comportamento muito tradicional, e a juventude urbana e moderna das cidades; tudo isto num ambiente familiar repleto de tensões entre pai e filha.
When China met Africa, de Marc e Nick Francis (Reino Unido), 2010
75’
Uma reunião histórica em Pequim, que reúne 50 chefes de Estados africanos, ecoa na Zâmbia, onde a vida das três personagens se desenrola, aparentemente, longe das questões que ocupam os chefes de Estado. O Senhor Liu é um dos milhares de empreendedores que decidiram viajar para este continente à procura de novas oportunidades. Ele acabou de comprar a sua quarta herdade e o negócio continua a crescer. Mais a norte, ainda na Zâmbia, o Senhor Li, um gestor de projectos de uma multinacional chinesa, está a fazer uma obra de melhoramento na maior estrada daquele país. A pressão para acabar a estrada a tempo intensifica-se quando os fundos do Governo da Zâmbia começam a acabar. Entretanto, o ministro do Comércio deste país está a caminho da China para salvaguardar milhões de dólares de investimento. Através de um retrato intimista destas personagens, fica o registo de um poder com vocação global em ascensão e as contradições do mesmo, anunciando um futuro radicalmente diferente, não apenas para África, mas também para o mundo.
Link: When Africa Met Africa