Next Future logo

Mais "Ocupações Temporárias" em Maputo!

© Maimuna Adam

OCUPAÇÕES TEMPORÁRIAS 20.11 inaugurará no dia em que se celebram 10 anos sobre o ataque às torres de Nova Iorque, o dia que marca a queda do mito da segurança inviolável, o fim da tranquilidade colectiva. Novos interesses parecem estabelecer-se e com isso novas ordens que alteram estruturas fundamentais como o trabalho, o parentesco, as relações sociais e até as identidades. Estes são os tempos da PRECARIEDADE, do transitório, do temporário, do inseguro.

O que acontecerá ao que sempre nos foi confortável e apaziguador, ao que sempre tivemos como definitivo, permanente, seguro? Voltará? Queremos que volte? Saberemos, poderemos, conciliar frenesim com eternidade? Resultado com paciência? Sucesso com memória? As OCUPAÇÕES TEMPORÁRIAS 20.11 são elas próprias, por definição, precárias, tendo em conta os locais e condições em que se apresentam, mas na versão deste ano sê-lo-ão ainda mais, já que se apresentam assumidamente como uma proposta de reflexão pública sobre o tema que terá um espaço de particular relevo nos encontros com artistas e as conferências a realizar em parceria com a Academia.

Para saber mais é só seguir por aqui...

"Anúncios da Guiné", por Manuel Bívar

Published30 Aug 2011

Tags anúncios buala guiné pintura

Como é um alivio não ter que gramar com anúncios photoshop. É descansativo para a cabeça. Cada um pinta na parede o que tem para oferecer e pronto. E há um verdadeiro mercado de especialistas em pintura de anúncios de parede, e há pátios cheios de chapas de madeira e metal com anuncios de corte de cabelo e venda de unhas de gel prontos a colocar. Entrar num centro de implantação de dentes postiços na penumbra e perceber que está forrado de pinturas do tecto ao chão pode ser um espantamento. (...)

Para continuar a ler o artigo de Manuel Bívar basta ir até à Buala.

continuam as instalações no jardim

Vista da instalação "Abrigo Sublocado", do artista Kboco, no jardim

do CARPE DIEM - Arte e Pesquisa (foto: Fernando Piçarra)

Terminou ontem a exposição "Fronteiras", mostra central dos 8.ºs Encontros Fotográficos de Bamako que pela primeira vez teve itinerância internacional com passagem por Portugal. Foi possível ver mais de 180 trabalhos de 53 artistas oriundos de cerca de 20 países africanos, no âmbito do Programa Gulbenkian PRÓXIMO FUTURO.

Mas as actividades do PRÓXIMO FUTURO continuam, estando ainda patente ao público, até ao próximo dia 30 de Setembro, as diversas instalações artísticas distribuídas pelo Jardim da Fundação Calouste Gulbenkian: do "Casulo" da sul-africana Nandipha Mntambo ao "However Incongruous" do colectivo indiano Raqs Media, passando pelos Chapéus-de-Sol da arquitecta Inês Lobo, que neste ano têm desenhos de Bárbara Assis Pacheco (Portugal), Rachel Korman (Brasil), Délio Jasse (Angola) e Isaías Correa (Chile).

Fruto de uma parceria com o CARPE DIEM - Arte e Pesquisa, a instalação do artista brasileiro Kboco foi remontada no jardim deste espaço expositivo, onde pode ser vista a partir do próximo dia 7 de Setembro no horário de funcionamento habitual do CARPE DIEM. Para mais informações basta ir aqui.

Liga Árabe reconhece novo representante do povo líbio

(Na foto: jornalistas são libertados após 3 dias sitiados num hotel em Trípoli)

Esta quinta-feira a Liga Árabe reconheceu o Conselho Nacional de Transição (CNT) como único representante legítimo do povo líbio, estando inclusive já previsto que seja o CNT a ocupar o lugar da Líbia na reunião de Ministros de Relações Exteriores que terá lugar na capital egípcia amanhã, 27 de Agosto de 2011. Para ler mais basta ir aqui.

E aqui  encontram um vídeo da Agência Reuters (“The explainer: Libya and its oil rich history”) que procura explicar o que tornou possível a manutenção de Kadafi no poder durante 42 anos.

SUD (Salon Urbain de Douala) na maior cidade dos Camarões

Published25 Aug 2011

Tags arte pública camarões douala festival trienal

Villa Mandesi, construída em 1910 (copyright: doul'art)

"Douala, métamorphoses", tel est le titre de la prochaine édition du SUD (Salon Urbain de Douala), qui aura lieu du 1er au 8 décembre 2013. Ce festival triennal d'art public, porté par le centre d'art contemporain doual'art depuis 2007, se prépare bien en amont : plus qu'un festival, il est un véritable programme d'actions sur trois ans.

Continuar a ler o artigo de Maud de La Chapelle no "Africultures", aqui.

Últimos dias para visitar os 'Encontros de BAMAKO', na FCG

Published24 Aug 2011

Tags bamako fotografia fronteiras

Vista do primeiro piso da exposição "Fronteiras" (fotografia: Catarina Botelho)

Últimos dias para visitar "Fronteiras": a exposição central dos últimos "Encontros Fotográficos de Bamako", organizados desde 1994 e pela primeira vez com passagem por Portugal.

A mostra conta com mais de 180 obras de 53 artistas (dos quais 10 são mulheres), sendo representativa da produção artística contemporânea em mais de 20 países africanos: Mali, Egito, Líbia, Chade, Tunísia, África do Sul, Argélia, Burkina Faso, Costa do Marfim, Ilha da Reunião, Quénia, Marrocos, República do Congo, República Centro-Africana, Nigéria, Sudão, Trindade e Tobago, Madagáscar, Camarões, Moçambique, Senegal.

Aqui encontram mais informação sobre a exposição no âmbito do Programa Gulbenkian PRÓXIMO FUTURO (estando o respectivo Encarte disponível para download) e aqui mais detalhes sobre a edição que agora se mostra em Lisboa. Destaque dado pela RDP África à exposição, por aqui.

As mais diversas "fronteiras" abordadas nesta 8.ª edição dos 'Encontros de Bamako' (fronteiras geográficas, mas também tecnológicas, políticas, sociais, linguísticas, de género, etc) são visitáveis nas galerias de exposições temporárias do edifício-sede da Fundação Calouste Gulbenkian até ao próximo domingo - 28 de Agosto 2011 -  sempre das 10h00 às 17h45m. Para adquirir bilhetes basta clicar aqui.

Tandem = cultural cooperation placements (Turkey-EU)

Published23 Aug 2011

Tags cooperação cultural europa tandem turquia

 

After reviewing 160 applications from Turkey and EU countries, 38 applications (19 Turkey & 19 EU) have been selected for the first step of Tandem Turkey-EU project.

Para continuar a ler aqui (e aqui há um atalho para o relatório da pré-selecção, com a 'short list' da candidaturas, incluíndo biografias e informação sobre as organizações).

Raúl Ruiz (1941-2011)

Published22 Aug 2011

Tags chile cinema raul ruiz teatro

A nossa homenagem a Raúl Ruiz (em primeiro plano na foto) falecido no passado dia 19 de Agosto. A reposição de um post do blog PF a propósito da sua última e única encenação de teatro.

Amledi, el tonto, escrita e dirigida por Raúl Ruiz, é o seu último trabalho, e a sua estreia na encenação e direcção teatral. Não é parecido com nada; é um objecto de uma estranheza radical: mistura de fábula de animais combinada com história das religiões, história da convivência entre Mapuchos e Vikings (há provas arqueológicas da presença de Vikings no território que hoje é o Chile). Um espectáculo sincrético, anacrónico, que surpreende em cada momento que passa: imprevisível durante as três horas de duração num cenário que evoca o grande teatro de texto do princípio do século passado ou as grandes narrativas hollywodescas sobre Roma, Grecia, Cleópatra... um texto de uma sabedoria antiga. Fenomenal, como diriam os Chilenos!

"Me gustan los estudiantes"

Published22 Aug 2011

Tags bolívia cergio prudencio chile la paz música oein

"Me gustan los estudiantes"

por Cergio Prudencio

Me gustan los estudiantes, pero los chilenos, aclaro. Son aves que no se asustan de animal ni policía, decía de ellos Violeta Parra, una de las proscritas del pinochetismo que recién empieza a resquebrajarse, tras casi cuarenta años de hegemonía estructural (y que me perdone la Concertación). Reconforta la lucidez y la elocuencia de estos muchachitos a la hora de argumentar, movilizados desde el sentido común recuperado al fin. Chile se mueve. Era hora.

Y no le asustan las balas ni el ladrar de la jauría, sigue cantando Violeta, porque los estudiantes fueron históricamente el fermento de las ideas nuevas y transformadoras en un país duramente dialéctico en su dinámica política. No se explica Allende, sin ellos; fueron su sustento hasta en las últimas horas, pero tampoco se explica Pinochet, por antagonismo y paradoja. El aniquilamiento de la fuerza estudiantil lo perpetuó hasta ahora mismo en la urdimbre del poder, y para ello hizo de la educación un orden sin ápice de cabida al cuestionamiento. Señores, subordinación y constancia, habría dicho.

Pero esas estructuras son ya insostenibles, me gustan los estudiantes que marchan sobre las ruinas. Y me emociona la convicción adolescente reclamando para sí una educación de calidad y para todos. Piden eso, nada más, nada menos, sin claudicar ante anuncios rimbombantes, porque levantan el pecho cuando les dicen harina, sabiéndose que es afrecho. ¡Violeta vive, caray!

Cuando se encumbró Piñera le pregunté a una entrañable amiga chilena, ¿por qué Chile vota como vota? Ella me emplazó, primero dime tú cómo vota Chile; y el diálogo murió ahí. Así votó Chile, contra sí mismo, le diría hoy. Era totalmente previsible que – una vez en funciones – el actual presidente de ese país actuara en consecuencia con su perfil previo, el de un empresario que entiende a su país como empresa y a sus ciudadanos como mercado. Algo de eso aprendimos los bolivianos en nuestro momento, voto de por medio, también, hay que reconocer; y nadie aprende con la experiencia del otro, claro.

No obstante, asombra la determinación de estos retoños. Parece un milagro que hayan revertido las amarras con que crecieron; las del ensimismamiento tecnológico, las del acecho alcohólico y narcótico, las de la incomunicación, las de la ignorancia de la propia historia, y tantas formas de las que se vale don sistema para neutralizar desde el vientre cualquier intención transformadora. Que vivan los estudiantes que rugen como los vientos cuando les meten al oído sotanas o regimientos, pajarillos libertarios igual que los elementos.

Se me pone violeta el corazón con este movimiento, porque mi propia adolescencia se nutrió mucho de Chile, en verdad. No me explico a mí sin la Violeta, sin Neruda, sin la Cantata Santa María, sin Víctor Jara, sin la Harnecker, sin el voto por el socialismo, aunque no pueda dejar por fuera de la lista la tragedia del 11 de septiembre del 73, que se aferra aún al calendario. Caramba y zamba la cosa.

Texto publicado no Diário Nacional da Bolívia. Cergio Prudencio é músico, compositor e director da Orquestra Experimental de Instrumentos Nativos, sediada em La Paz. Foi um dos investigadores internacionais que participaram em Maio último no 5.º Workshop de Investigação do PRÓXIMO FUTURO, dedicado ao "Estado das Artes em África e na América do Sul".

Estudantes chilenos nas ruas

Published19 Aug 2011

Tags chile estudantes manifestações

 

LOS ESTUDIANTES CHILENOS REDOBLAN SU DESAFÍO AL PRESIDENTE PIÑERA

El 80% de la sociedad apoya la demanda de una educación gratuita y de calidad

Los estudiantes universitarios de Chile rechazaron ayer la invitación conjunta del Senado y la Cámara de Diputados a dialogar y convocaron nuevas movilizaciones contra el Gobierno de derecha del presidente Sebastián Piñera para cambiar el modelo educativo, mientras los alumnos de secundaria se abrieron a esta posibilidad si se abordan sus peticiones, aunque afirman que seguirán con las protestas. Con decenas de miles de jóvenes en riesgo de perder el año escolar y presiones para que negocien, los jóvenes resolvieron el camino de la calle y los profesores se plegaron, subiendo la temperatura del conflicto.

Notícia do El País para continuar a ler aqui.

Síria, Líbia e Médio Oriente

Published18 Aug 2011

Tags crise líbia médio oriente política revoltas síria

Libyan rebels celebrate their advances in the town of Zawiya,

just 30 miles from Tripoli. Photograph: Giulio Petrocco/AP

Síria, Líbia e Médio Oriente em agitação com impacto além fronteiras, para seguir atentamente via Guardian por aqui.

DOCKANEMA em vésperas da sua 6.ª edição

Published17 Aug 2011

Tags cinema dockanema documentário maputo moçambique

Um dos mais importantes festivais internacionais de documentários está de volta para a sua 6.ª edição. Este ano o DOCKANEMA - Festival do Filme Documentário, tem lugar na capital moçambicana de 9 a 18 de Setembro e o seu principal eixo temático é o Desporto, dado que Maputo recebe os jogos africanos durante o mesmo período.

Mais sobre o DOCKANEMA aqui.

Baudouin Mouanda

 Da série "La Sapologie" (2008) - Baudouin Mouanda

O fotógrafo Baudouin Mouanda, baseado em Brazzaville (República do Congo), apresenta durante este verão a sua primeira exposição individual no Reino Unido. A mostra continua visitável na GASWORKS, em Londres, até 18 de Setembro de 2011 e surge na sequência da participação de Mouanda na residência Deveron Arts, na Escócia. Para saber mais basta navegar por aqui.

Baudouin Mouanda é um dos 53 artistas presentes na exposição "Fronteiras", que constituiu o núcleo central dos 8.ºs Encontros Fotográficos de Bamako. Esta edição ainda é visitável em Lisboa, no edifício-sede da Fundação Calouste Gulbenkian, até ao próximo dia 28 de Agosto, no âmbito do Programa Gulbenkian PRÓXIMO FUTURO.

É a primeira vez que a bienal de fotografia do Mali, a mais importante bienal africana - e cuja criação remonta a 1994 -, tem passagem por Portugal.

Para agendar uma visita guiada, bastará contactar o serviço Descobrir.

Golgona Anghel

Published12 Aug 2011

Tags golgona anghel poesia roménia

(foto de Ozias Filho)

Esta autora é romena mas vive em Portugal há 10 anos e escreve em português. Escreveu um livro intitulado Vim porque me pagavam. Chama-se Golgona Anghel e é um abismo.

A ler, mas só os mais afoitos.

António Pinto Ribeiro

Porque falta meia hora antes de

tomar o comprimido para dormir,

porque mesmo depois de tanto tempo

fazes de mi o filho com síndroma de Down

de Arthur Miller,

porque escrever não é só abrir cabeças

com o bisturi de Lacan,

e porque um poema não é a Isabella Rossellini

a chorar todos os sábados à noite,

nem o casal encontrado abraçado

na paralisia bucal do Vesúvio.

Porque a poesia não é a ponte Mirabeau

num cartaz de néon da adolescência,

porque hoje, quando ligaste,

era apenas porque te tinhas enganado no número,

porque estou cansado, voilà,

e não consigo evitar a noite,

penso agora em ti, Juliana,

heroína no sentido naturalista do termo,

penso sobretudo no teu arzinho

de provocação e de ataque.

Podias ter sido a Maria Eduarda

do cinema norte-americano,

a rapariga que ajudou a pôr fim à guerra em Vietname,

a Frida Kahlo e o Kofi Annan,

a estátua de Notre Dame.

O teu sentido reformista,

o teu olhar de Eça socialista,

cá está,

tinhas cabeças para embaixadora da boa vontade,

pés para andar nos corredores da ONU,

o feitio da botina, a mania, a despesa.

Mas continuas a dormir no teu cacifo húmido,

de cara para a parede

enquanto 20 repúblicas foram perpetuando

campanhas eleitorais e golpes de estado

nos jornais com os quais limpas os vidros da cozinha.

Coitada, coitadinha, coitadíssima,

permaneces na sala, um pouco pálida e fraca,

mas restituída aos deveres domésticos e aos prazeres da sociedade!

O feitio da botina, a mania, a despesa,

o cheiro a terebintina,

Ó Juliana Couceiro Tavira, per omnia saecula,

chega paracá a garrafa e o cinzeiro;

temos assuntos por tratar e meia hora de créditos.

Golgona Anghel

in Vim Porque Me Pagavam (Lisboa: Mariposa Azul, 2011)

Entrada gratuita até aos 25 anos no Dia Internacional da Juventude

Published11 Aug 2011

Tags bamako fotografia fronteiras mali

Amanhã, dia 12 de Agosto, comemora-se o Dia Internacional da Juventude e por isso a entrada na exposição "FRONTEIRAS" é gratuita até aos 25 anos de idade.

Aproveitem para conhecer as obras dos 53 artistas representados naquela que foi a exposição central dos 8.ºs Encontros Fotográficos de Bamako, no Mali, com propostas oriundas de 23 países africanos.

Podem começar por espreitar os trabalhos de Kader ATTIA(França-Argélia), Lilia BENZID (Tunísia-França), Ali Mohamed OSMAN (Sudão), Zak OVÉ (Trindade e Tobago-Grã-Bretanha), Zineb SEDIRA (Argélia-França), Barthélémy TOGUO (Camarões) e Berry BICKLE (Moçambique-Zimbabwe). Mas nenhuma consulta on-line substitui uma visita ao vivo...

Mais sobre as "Fronteiras" no âmbito do Programa Gulbenkian Próximo Futuro, aqui.

Kerryn

Adolphus Opara, Orisa Egbe Deity of Destiny (Mrs Osun Yita), from 'Emissaries

of an Iconic Religion' (2009)

Kerryn Greenburg é a curadora de "Contested Terrains", a exposição da Tate Modern que mostra, até 16 de Outubro, trabalhos de 4 artistas africanos, em colaboração com o Centre for Contemporary Art de Lagos - Nigéria.

Tate Modern has formed a partnership with Guaranty Trust Bank from Nigeria which will enable the gallery to do an annual project for three years related to the continent. "It's also providing an acquisitions fund so that Tate will be able to start acquiring works by African artists for the collection," Greenberg said. 

Pode ler-se aqui e ver-se mais aqui.

Elisa Santos

"Becoming: photographs from the Wedge Collection"

Published10 Aug 2011

Tags fotografia kenneth montague wedge collection

Camilo José Vergara, Girls, Barbies, Harlem, 1970.

Photo credit:  Dr. Kenneth Montague / The Wedge Collection

A partir de amanhã, 11 de Agosto de 2011, é possível ver a exposição itinerante "Becoming: photographs from the Wedge Collection" no Nasher Museum of Art / Duke University, na cidade de Durham (Carolina do Norte), realizando-se a 27 de Setembro uma palestra com o curador da colecção e da exposição: Dr. Kenneth Montague.

Tanto o título como o tema foram inspirados numa frase do teórico cultural de origem jamaicana Stuart Hall: "Cultural Identity is a matter of 'becoming' as well as 'being'. It belongs to the future as much as to the past… identities are the names we give to the different ways we are positioned by, and position ourselves within, the narrative of the past" (Stuart Hall, ‘Cultural Identity and Diaspora’, 1990).

Montague foi um dos conferencistas do 5.º Workshop de Investigação do Programa Gulbenkian PRÓXIMO FUTURO, dedicado ao "Estado das Artes em África e na América do Sul", e foi também um dos Dj's do "Baile" que teve lugar na Garagem da Gulbenkian logo após a abertura dos 8.ºs Encontros Fotográficos de Bamako no edifício-sede.

Mais sobre a Wedge Collection aqui, e mais sobre a exposição "Becoming" aqui.

"Encontro, criação contemporânea e diálogo em Madrid"

 

“Projecto anual de ‘encontro’, ‘intercâmbio’ e ‘criação’ entre jovens criadores emergentes espanhóis e o potencial tecido criador de diferentes países do continente africano”, CREO EN ÁFRICA organiza um encontro preparatório no próximo dia 7 de Setembro, em Madrid, já tendo em vista a preparação da sua segunda edição.

Contaremos con la presencia de los creadores que participaron en Creo en África en su edición en Malabo (Guinea Ecuatorial): la fotógrafa Tanit Plana, el ilustrador Juan Zamora y la realizadora Carla Alonso. Ellos nos contarán su experiencia con los jóvenes guineanos con quienes compartieron talleres y proyectos. También proyectaremos un corto documental inédito sobre la primera edición de Creo en África.

Además haremos púbicas las bases para la convocatoria de la segunda edición, de Creo en África, que tendrá lugar en Mozambique.

A continuación de la presentación de Creo en África, y en el marco de la Semana de la Cooperación, la Secretaría de Estado de Cooperación Internacional, a través de la Agencia Española de Cooperación Internacional al Desarrollo organiza un concierto gratuito con La Shica y, a continuación, un concierto conjunto de los artistas árabes Naïssam Jalal (Siria) y Rayess Bek, DJ libanés y pionero del rap en el mundo árabe. No te pierdas este concierto, en el Círculo de Bellas Artes, en el que podrás disfrutar de la creatividad y pasión de La Shica y de la novedosa propuesta de Naïssam Jalal y Rayess Bek.

Mais informações também através do http://www.notodo.com/  

SUDÃO DO SUL: a mais jovem nação do mundo faz hoje 1 mês de vida

Hoje, às 18h00 locais sudanesas, faz precisamente 1 mês que o Sudão do Norte e a ONU reconheceram a independência do Sudão do Sul, realizando-se no dia seguinte (9 de Julho) ao do seu nascimento oficial as respectivas cerimónias na capital Juba.

Após referendo com cerca de 99% dos eleitores a votarem a favor da secessão, constituiu-se o 54.º Estado do continente africano e a 193.ª nação do mundo. Desde 2005 que o referendo estava previsto no Acordo de Paz alcançado após mais de duas décadas de guerra civil Norte-Sul, Acordo esse com vigência até, precisamente, ao dia 9 de Julho de 2011.

SUDÃO DO SUL: muitos parabéns por um mês de vida!

Alguns links sobre o nascimento do SUDÃO DO SUL e primeiros tempos de vida…

South Sudan Net

Government of South Sudan official website

UN Security Council  (“Southern Sudan referendum..”)

BBC news (“South Sudan Profile”)

Guardian (“South Sudan”)

Libération (“Vous avez aimé le Soudan? Vous adorerez le Sud Soudan”)

BBC Brasil

Estadão

Público (“Sudão do Sul festeja o nascimento”/ vídeo)  

Público (“Sudão do Sul escolhe secessão com 99% dos votos”)

TVI24horas (Notícias: “Nasceu o primeiro bebé do Sudão Sul. Pais deram-lhe o nome de ‘Independência’ “)

"L'argent ne fait pas le bonheur"...

Published5 Aug 2011

Tags caraíbas música radio africa 1 tabou combo

Destaque para o mais recente sucesso de TABOU COMBO, uma das bandas mais famosas das Caraíbas, intitulado L'argent ne fait pas le bonheur. Álbum "Konpa to the world", para ouvir na playlist do mês da Radio Africa 1, por aqui.

mais Pieter Hugo, brevemente

Published4 Aug 2011

Tags áfrica do sul fotografia pieter hugo

Clip com fotos de Pieter Hugo. Em Novembro de 2011, Pieter Hugo mostrará o seu trabalho no Théâtre de La Ville (Paris) numa iniciativa do PRÓXIMO FUTURO.

Mais sobre o fotógrafo sul-africano, aqui.

Fellowship for curators and scholars from Latin America

Published3 Aug 2011

Tags améria latina artes visuais bolsas documenta

Guillermo Faivovich and Nicolás Goldberg picking transgenic cotton in Chaco Province, Argentina. May 21, 2011. Foto: Carolyn Christov-Bakargiev

Fellowship for curators and scholars from Latin America

(CALL FOR APPLICATIONS)

dOCUMENTA (13) and the Colección Patricia Phelps de Cisneros (CPPC) have created a Curatorial Fellowship that will offer curators and scholars from Latin America the opportunity to work on the development of dOCUMENTA (13), an exhibition that will take place in the summer of 2012 in Kassel, Germany.

Continuar a ler aqui.

Luanda já não tem

Published2 Aug 2011

Tags luanda mercado roque santeiro sambizanga

(foto de Ana Rodrigues)

Luanda já não tem o Roque Santeiro, o maior mercado a céu aberto de toda a África, a escorrer do Sambizanga para o Porto como lava de vulcão;

Luanda já não tem tanto lixo, nem tantos loucos a vaguear, nem tantas crianças errantes, nem tantas armas, em poses tensas ou colos adormecidos, à porta de estabelecimentos.

Luanda já não tem a Rainha Ginga, altiva, no topo da Rua da Missão, não tem Mercado do Kinaxixe a honrar o nome da praça, nem as letras curvas e amarelas da Cuca a encimar o prédio azul e toda a paisagem em redor;

Não tarda a nova cidade, esta que faz intervenções cirúrgicas, com implantes de arranha-céus, estará de corpo ao léu nas novas praias da Ilha entre a Baía e o Atlântico.

Elisa Santos

web-documentário 'Cinquentenário das Independências Africanas'

Published1 Aug 2011

Tags África documentário independência

Aqui, "um documentário interactivo para partir ao encontro da África moderna, cinquenta anos depois das independências", via TV5.