Logótipo Próximo Futuro

Há Fitas na Rua

Uma programação dedicada às antigas salas de cinema de Lisboa que traz para a rua obras-primas da história do cinema, filmes que falam do mundo dos filmes. Hoje à noite às 22h, em Lisboa, ao lado de 3 antigas salas de cinema: o Condes, o Odeon e o Olympia vê-se"O homem da Câmara de filmar" 

AQUI ERA UMA SALA DE CINEMA!

No ano de 1896, em Lisboa, mostravam-se pela primeira vez ao público imagens em movimento. Esta primeira exibição aconteceu na Rua da Palma, mais especificamente, no antigo edifício Real Colyseu de Lisboa, onde actualmente se situa a garagem Lis. 
Em 2013, o Fitas na Rua presta homenagem às antigas salas de cinema de Lisboa. Trazemos para a rua obras-primas da história do cinema, filmes que falam do mundo dos filmes. Colocámos as cadeiras e a tela à porta dos antigos edifícios, alguns fechados outros já não existem... mas continuam guardados na memória de toda a gente. Quantas pessoas lá entraram? Que filmes foram lá estreados?
A proposta que fazemos é a de uma viagem dentro da cidade, aos tempos áureos das salas de cinema com filmes de várias épocas, de 1928 a 2012.
Alunos do IADE-U fizeram um pequeno trabalho vídeo sobre cada uma das antigas salas de cinema onde o Fitas na Rua vai estar. Nesta aventura criámos laços com associações locais, fizemos parcerias e descobrimos algumas memórias que trazemos para a rua. Há muita história nestas ruas de Lisboa e o Cinema, desde que chegou, sempre fez parte da nossa vida. 

ESTA RUA É UM CINEMA! 

Toda a programação pode ver-se aqui