Logótipo Próximo Futuro

Ciclo de Cinema Árabe - Crescer, Uma Infância Dolorosa - 5 de Julho

"Corações Queimados"

Ahmed El Maanouni

Marrocos
ficção, 2007, 84’ 
línguas originais: inglês/francês/árabe
(legendado em português)

Amin, um jovem arquiteto que vive em Paris, regressa subitamente a Fez, Marrocos, onde o seu tio está a morrer. Não voltou a falar com o homem que o criou desde que deixou Fez, a sua terra natal, dez anos antes para se instalar e estudar em Paris. 
As visitas que o jovem arquiteto faz ao hospital e a visão de crianças de tenra idade postas a trabalhar reavivam as feridas profundas da sua dolorosa infância. O seu amigo de há muito, o artesão Aziz, exorta-o a não se render aos ressentimentos do passado. A morte do tio não alivia as angústias do jovem, forçando-o a encontrar as suas próprias respostas dentro da sua alma.

"El-Banate Dol – Estas Miúdas"

Tahani Rached

Egito
documentário, 2005, 68’
língua original: árabe
(legendado em português)


“El-Banate Dol – These Girls” (Estas Miúdas) mergulha no universo das jovens que vivem nas ruas do Cairo, um universo de violência e opressão mas também de liberdade. Sejam mulheres, crianças ou mães, Tata, Mariam e Abeer vivem apenas no presente.
Os dias delas estão cheios de perigos, brigas, danças, risos... e de solidariedade. Relata também a história do encontro delas com Hind, uma pessoa luminosa, muçulmana praticante, que usa véu e vive animada pelos princípios universais do respeito pelo outro. É um mundo invisível a olhos indiferentes, que testemunha os labores vitais e secretos da sociedade.

5 Jul 2012 - 22:00
Anfiteatro ao Ar Livre