O Mural
18 Jun 2010
Garagem
Kilian Glasner concebeu, para a parede poente da garagem, uma obra mural que designou como “O Brilhante Futuro da Cana-de-açúcar”. Trata-se de um desenho de grandes dimensões (5m alt. X 42m larg., aproximadamente), a pastel, onde se equaciona de um modo particularmente subtil, a actual cadeia de produção da cana-de-açúcar e a escala da sua economia, nomeadamente no que diz respeito à produção de etanol.
Mas, de uma forma ainda mais subliminar, podemos ver nesta obra uma referência ao passado, onde se cruzam as histórias do Brasil, de Portugal e de África. Por outro lado, a tradição de intervenção social da história das artes latino-americanas, feita através do muralismo, é um aspecto fulcral desta opção artística.
KILIAN GLASNER nasceu no Recife (Brasil), em 1977. A sua obra foi premiada no 39° Salão de Artes Plásticas de Pernambuco, em 1999. Licenciado e Mestre na École Nacionale Superieure des Beaux-Arts, em Paris, cidade onde viveu de 2000 a 2007. Entre os seus projectos destacam-se a residência artística na Academia Francesa de Artes (Roma), a Villa Médici e os seus trabalhos fotográficos na cordilheira do Himalaia (Índia, 2003) e a participação em mostras colectivas em França, Holanda e Itália. Voltou para o Recife em 2007 e, em 2008, apresentou uma mostra individual, na Galeria Mariana Moura, e participou do festival “No Ar Coquetel Molotov” com uma instalação audiovisual. Em 2009, foi contemplado pelo programa Rumos Artes Visuais, do Instituto Itaú Cultural, e participou em mostras em São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Branco e Brasília. Realizou ainda uma mostra individual na Galeria Marcantonio Vilaça, do Instituto Cultural Banco Real (Recife).