Logótipo Próximo Futuro

O Mural

Kilian Glasner

18 Jun 2010

Garagem

Kilian Glasner concebeu, para a parede poente da garagem, uma obra mural que designou como “O Brilhante Futuro da Cana-de-açúcar”. Trata-se de um desenho de grandes dimensões (5m alt. X 42m larg., aproximadamente), a pastel, onde se equaciona de um modo particularmente subtil, a actual cadeia de produção da cana-de-açúcar e a escala da sua economia, nomeadamente no que diz respeito à produção de etanol. 

Foto de Pauliana Pimentel

Mas, de uma forma ainda mais subliminar, podemos ver nesta obra uma referência ao passado, onde se cruzam as histórias do Brasil, de Portugal e de África. Por outro lado, a tradição de intervenção social da história das artes latino-americanas, feita através do muralismo, é um aspecto fulcral desta opção artística.

KILIAN GLASNER nasceu no Recife (Brasil), em 1977. A sua obra foi premiada no 39° Salão de Artes Plásticas de Pernambuco, em 1999. Licenciado e Mestre na École Nacionale Superieure des Beaux-Arts, em Paris, cidade onde viveu de 2000 a 2007. Entre os seus projectos destacam-se a residência artística na Academia Francesa de Artes (Roma), a Villa Médici e os seus trabalhos fotográficos na cordilheira do Himalaia (Índia, 2003) e a participação em mostras colectivas em França, Holanda e Itália. Voltou para o Recife em 2007 e, em 2008, apresentou uma mostra individual, na Galeria Mariana Moura, e participou do festival “No Ar Coquetel Molotov” com uma instalação audiovisual. Em 2009, foi contemplado pelo programa Rumos Artes Visuais, do Instituto Itaú Cultural, e participou em mostras em São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Branco e Brasília. Realizou ainda uma mostra individual na Galeria Marcantonio Vilaça, do Instituto Cultural Banco Real (Recife).