As Confissões Verdadeiras de um Terrorista Albino
Estreia Mundial (M16)
Durante o mês de agosto pode reservar o seu bilhete através do email [email protected]
2 Set 2014 - 21:30 | 3 Set 2014 - 21:30 | 4 Set 2014 - 21:30
Teatro do Bairro
Entrada 13 €
No livro “As Confissões Verdadeiras de um Terrorista Albino”, Breyten Breytenbach escreve sobre as suas memórias do cárcere: a excruciante narrativa da sua viagem através da máquina infernal do sistema prisional sul-africano, com todo o seu cortejo de horrores, histórias inacreditáveis, figuras humanas.
É uma reflexão do prisioneiro isolado de todas as suas ligações com o mundo, que acaba por duvidar da realidade daquilo que vive. Um texto que é ao mesmo tempo um testemunho dramático e uma obra literária de grande qualidade poética.
«Como dizer este texto de Breytenbach? Como manifestar a carga poética que o livro transporta? Que tipo de realidade dramática se pode construir? Exclamativa (tragédia)? Narrativa? Afirmativa? A questão do Teatro como Arte tem sido sempre encontrar os meios justos para dizer e traduzir o que vivemos: o que tem lugar não se pode dizer com a língua que se fala vulgarmente – é necessário encontrar outras modalidades de palavras para dizer o que nos acontece coletivamente. E esta é a razão fundamental para a escolha de “As Confissões Verdadeiras de um Terrorista Albino” de Breyten Breytenbach.»
Rogério de Carvalho
Texto: Breyten Breytenbach
Adaptação: Rogério de Carvalho
Encenação: Rogério de Carvalho
Elenco: Ana Rosa Mendes, Daniel Martinho, Giovanni Lourenço, Maria Duarte, Matamba Joaquim, Miguel Eloy, Zia Soares
Desenho de luz: Jorge Ribeiro
Figurinos: Rosário Moreira
Design gráfico: Sílvio Rosado
Fotografia: Sofia Berberan
Produção: Teatro GRIOT e Programa Gulbenkian Próximo Futuro