"Num mundo cada vez mais complexo como o nosso, nesta virada de milênio, é preciso exercitar uma verdadeira disciplina do olhar; com a colaboração de todas as áreas, da Filosofia, Educação, Letras e Artes, de todas as Ciências Humanas, para tornar visíveis as novas formas que vem tomando nossa existência histórica, especialmente o império do mercado e o gigantesco processo de exclusão que desencadeia no mundo inteiro. Tal é nosso projeto: lançar um olhar crítico sobre a sociedade e a cultura contemporânea, colaborando, na medida do possível, no esforço por atingir uma sociedade mais justa e uma cultura mais viva. Para tanto, solicitamos e acolhemos contribuições de escritores e de professores dos quatro cantos do País, bem como textos de autores estrangeiros."
O acesso é gratuito e podem ser consultadas aqui. O blog da revista está aqui
O Walker Art Center em Minneapolis, tem abertas, até 22deste mês, as candidaturas para bolseiros no seu programa curatorial. Sendo um dos cinco museus mais vistados dos Estados Unidos, é também considerado um modelo de programação interdisciplinar e de captação de públicos
Formally established in 1927, the Walker Art Center became the first public art gallery in the Upper Midwest. The museum’s focus on modern art began in the 1940s, when a gift from Mrs. Gilbert Walker made possible the acquisition of works by important artists of the day, including sculptures by Pablo Picasso, Henry Moore, Alberto Giacometti, and others. During the 1960s, the Walker organized increasingly ambitious exhibitions that circulated to museums in the United States and abroad. The Walker’s collections expanded to reflect crucial examples of contemporary artistic developments; concurrently, performing arts, film, and education programs grew proportionately and gained their own national prominence throughout the next three decades. Today, the Walker is recognized internationally as a singular model of a multidisciplinary arts organization and as a national leader for its innovative approaches to audience engagement.
A nova geração de criadores de BD na Argélia é de facto jovem. E maioritariamente feminina. O 40º Festival BD Angoulame (França) dedicou uma das suas exposições à BD Argelina.
"Cinquante créateurs pour les cinquante ans du 9e art algérien. Une exposition anniversaire en forme de rétrospective historique. Car l’Histoire, qui n’est jamais que la mémoire de ce qu’a été l’actualité, est bien sûr au cœur de ce que raconte la bande dessinée algérienne, attachée à suivre depuis un demi-siècle les méandres d’un roman national complexe et agité."
A discussão sobre a morte da poesia instalou-se em Inglaterra tendo como pano de fundo a slam poetry.
"Poetry’s enduring role, I believe, is to capture moments and emotions with a rare and beautiful brevity. “A Want” by Joshua Idehen was the most powerful dissection of the roots of the UK riots that I have read. Warsan Shire’s “Teaching My Mother How To Give Birth” is as sublimely composed a collection of poems as I have seen. Each of these poets and dozens more I have not named here, are just as accomplished on the page as they are on the stage. This divide between poets who perform their work and those who do not is, I believe a false one. Whether written or spoken, poetry is either well-crafted or it is not."
Aqui e aqui podem ler-se os artigos do "The Independent"
A Nigéria foi a vencedora do CAN 2013. É mais do que uma vitória desportiva, é a necessidade de uma alegria comum para lá de todas as feridas abertas.
"Thousands gathered in the northern city of Kano to watch their side clinch the title, ignoring a curfew imposed because of attacks by Boko Haram, an extremist Muslim group, in recent months. “I am so happy,” said Ismail Mudashir, a fan. “Nigeria needs this to bring people together. It needs joy to wash away our pain.” Two days earlier, gunmen in Kano killed nine health-workers who were administrating polio vaccinations."
O festival de Literatura e Cinema "Etonnants Voyageurs" nasceu em 1990 em Saint-Malo - França e viajou para o Mali, Haiti e República do Congo. Este ano realiza-se em Brazzaville de 14 a 18 de Fevereiro sob o tema "L'Afrique que vient"
Beaucoup de manifestations ont été organisées sur l’Afrique, mais trop souvent hors d’Afrique, privant, hélas, toute une jeunesse en éveil de la possibilité de l’échange, et donc de l’opportunité de dire un mot sur le monde, en face du monde et avec le monde. La littérature, la musique, le cinéma sont autant de domaines où s’affirment de plus en plus une génération de créateurs qui rêve d’une Afrique consciente de marquer par l’imaginaire ce que sera notre humanisme.(...)
L’édition d’Etonnants Voyageurs à Brazzaville (du 14 au 18 février), confirmera la place du Festival dans cet élan et aura pour ambition d’illustrer cette vitalité de l’imaginaire à travers le monde. Une centaine d’auteurs, de cinéastes et de musiciens d’Afrique et des quatre coins du globe diront non seulement ce continent qui bouge, mais aussi celui qui naît sous nos yeux. Brazzaville redeviendra le carrefour des Lettres africaines qu’il fut jadis avec la revue Liaison et la consécration des voix majeures comme Tchicaya U Tam’si, Sony Labou Tansi, Henri Lopes ou Emmanuel Dongala...
Todo o programa, a informação desta e das edições anteriores pode ser lida aqui
Entre 25 e 28 de Fevereiro o ICS - Instituto de Ciências Sociais contará com a presença de dois especialistas britânicos em fotografia produzida em contexto colonial, num curso especialmente dedicado a esta temática vocacionado para os que pretendem usar a fotografia como objecto do seu estudo.
"Este curso, que conta coma presençadedois especialistas britânicos em fotografia produzida em contextos coloniais, Elizabeth Edwards e Christopher Pinney, destina-se àqueles que incluem, ou querem incluir, a fotografia enquanto um dos seus objectos de estudo. O curso possui uma componente mais teórica, em que vamos pensar e debater as questões que têm associado fotografia e colonialismo nas últimas décadas; e uma componente mais prática, em que iremos visitar vários arquivos fotográficos em Lisboa."
Promovida pela Galeria ZeroPointArt em conjunto com a Xerem, Terra de Fogo iniciou-se no dia 8 de Fevereiro na cidade do Mindelo a residência artística de 3 artistas portuguesas sob curadoria de Alex da Silva.
O programa terá início no dia 9 de Fevereiro, com o Vernissage da Exposição Terra de Fogo, na Galeria ZeroPointArt, que será uma instalação onde serão apresentadas peças seleccionadas pelo curador Alex da Silva. Durante a Residência Artística, serão ainda desenvolvidas actividades de formação e reflexão sobre a arte contemporânea, nomeadamente workshops para crianças, tertúlias com artistas locais e público interessado, criação de peças artísticas com o acolhimento do Atelier de Pintura do artista Alex da Silva.
Para conhecer o projecto e acompanhar as actividades pode seguir-se o blog aqui
"Esquecidos" é a nova exposição de Mário Macilau que inaugurou há dias no Centro Cultural Franco Moçambicano em Maputo e pode ser visitada até 5 de Março.
"In affluent societies, the demands of the high-performance labour that is paired with the increasing life expectancy, a culture of care homes has been put in place. Elderly members of the family are placed in these homes under care of professionals who are often strangers to these vulnerable groups. Care homes are part social club, dispensaries and hospices.This culture of displacement stands in contrast with social values of the traditions of living together and growing old in one homestead, whereby senior members of the family were cared for by their offspring. Such cultures can still be found in rural areas and some parts of African countries."
O último volume da revista Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto já está disponível on line, com acesso gratuito.
Deve e pode a sociologia considerar as fontes literárias como contributo para o
estudo da mudança social? Existe, na construção literária, um conteúdo propriamente sociológico? É possível conciliar uma clássica análise externa das obras com uma análise interna? Questões cruciais para a renovação da sociologia da cultura e do simbólico abordadas no texto de Augusto Santos Silva e que remete, em última instância, para a relação do conhecimento sociológico com outros saberes e formas de interpretação do mundo.
A reflexão sociológica sobre o turbilhão dos dias (afinal, a sociologia repousa também no tempo breve e quente da contemporaneidade) está presente no texto de Dora Fonseca sobre os movimentos (ou momentos?) do 12 de Março. Também sobre movimentos sociais, embora num outro contexto, escrevem Carla Águas, Júlia Benzaquen e Marcos Valença.
Um outro bloco de textos remete-nos para o estudo dos fenómenos religiosos, nomeadamente através dos textos de Ângelo Cardita e de José Pereira Coutinho. Um terceiro bloco entronca na análise das novas tecnologias da informação, do conhecimento e do entretenimento mediante os artigos de Helena Freitas e de Gustavo Malafaya Sá.
Rui Pena Pires, por seu lado, entrelaça políticas públicas e movimentos migratórios, em torno do problema da integração.
Gabrielle Cifelli e Paulo Peixoto cruzam ainda patrimonialização e turismo no centro histórico de Salvador, Bahía.
Finalmente, chamo a vossa atenção, dentro da diversidade de registos textuais da revista Sociologia, para o texto de Luísa Veloso e para a recensão de José Soeiro.
O Teatro de Marionetes do Porto celebra 25 anos. Foi fundado por João Paulo Seara Cardoso que desde 1998 a 2010 encenou todas as peças. "Miséria" é um dos espectáculos levados á cena em todo o mundo. As suas personagens constituem a exposição permanente do Museu de Marionetes que abriu esta semana na baixa da cidade do Porto. Outras "caras conhecidas" estão lá para ver.
Participants in Panorama Sur, Buenos Aires. Julian Mesri is to the far right.
Nascido em Buenos Aires e a viver e trabalhar em Nova Iorque, Julian Mesri descreve a realidade do teatro independente na Argentina e a forma como o mesmo é feito diariamente
"The main theater district is known as El abasto, which is located in the neighborhoods of Balvanera and Almagro and before was known as the Tango district, where many of the famous tangueros(such as Carlos Gardel) would spend their time. The name “abasto” comes from the abasto market which was one of the city’s main markets and is now a trendy shopping mall that has spearheaded the area’s gentrification. But the streets between Calle Corrientes and Calle Cordoba (the main avenues) are still dimly lit small two-story tenements or apartments, with broken pavement and little cafes and bars.
And if you blink you’ll miss the theaters, small and right next to those same cafes and bars. In the small 20-block or so radius that makes up the Abasto you have over 50 theaters. But 50 theaters does not equal 50 plays, since each of these theaters runs an average of three to four shows at the same time, sometimes on the same night. Because of this, Buenos Aires is considered the city with the most theaters, and by far the most theatrical performances each night."
Os Zafimariny habitam as florestas montanhosas de Madagáscar. A sua arte de esculpir madeira é parte integrante do ciclo de vida desta comunidade que se vê ameaçada pelo desflorestamento. Num leilão para recolha de fundos feito pela Christie's são colocados à venda trabalhos de 72 artistas, realizados a partir das portas de madeira construidas pelos Zafimariny
O destino dos Manuscritos do Timbuktu, numa guerra em quer a cultura tem um valor importante para ambos os lados
"But many volumes may have escaped destruction by being hidden from fundamentalist forces that seized the north last year. The militants launched a campaign to eradicate historic vestiges of a medieval Muslim civilization that they deemed un-Islamic. (...)
National Geographic News quoted Sidi Ahmed, a reporter who fled Timbuktu during its occupation, as saying: “The people here have long memories. They are used to hiding their manuscripts. They go into the desert and bury them until it is safe.”
Os Griots - tradicionais contadores de histórias - são personagens relevantes em todas as crises do Mali. Como fusíveis, necessários para fazer a corrente da comunição passar, desde sempre assumiram o papel de mediadores, em conflitos diversos, dos mais domésticos às guerras entre clans.
"From birth, Malian griots are taught how to flatter the wealthy and mend social ruptures. From domestic disputes to wars between clans, the griot calms tempers, tames egos, and enjoys immunity. Several years back, when a fight between farmers and nomads in Mali and Guinea erupted into armed conflict, griots from both countries held a summit meeting that produced a resolution."
2 de Fevereiro é dia de Iemanjá e de celebrações na enseada do Rio Vermelho na cidade de S. Salvador da Bahía
A Festa de Iemanjá é a mais africana das festas baianas, é muito tênue o sicretismo com Nossa Sra da Piedade, ou Nossa Sra do Rosário, referências de outras épocas que não mais são consideradas. Festa de origem incerta, entretanto, em especial em relação à data de 02 de fevereiro cuja motivação para a escolha continua desconhecida.
«Culture en résistance pour la paix et la réconciliation nationale» é o tema para a edição deste ano do Festival sur le Niger que acontecerá de 12 a 17 de Fevereiro, em Ségou, apesar do estado de emergência em vigor.
Dans un communiqué de presse, la Fondation du festival sur le Niger annonce que l’édition de cette année portera sur deux grandes composantes. Notamment, un colloque international sur le thème «culture et gouvernance» et une série d’expositions d’art sur le thème «paix et cohésion sociale» avec, à l’appui, un volet de formations artistiques à travers des Masters class avec pour thème «De l’Art et des artistes dans la crise du Mali».
O anúncio da programação, bem como algumas das polémicas geradas pela decisão de realizar o festival podem ser conhecidas aqui
Dez minutos de depoimento de Schadeberg. O fotógrafo alemão, que é considerado por muitos o "pai" da fotografia sul africana, e as suas imagens da África do Sul em pleno Apartheid constituiram uma parte importante da exposição do Centro Internacional de Fotografía de Nova Iorque, que enecerrou este mês.
"Cuando aterrizó allí, Schadeberg era como un habitante llegado de otro planeta, ni arte ni parte de ninguno de los dos lados de ese muro infranqueable que luego se iría resquebrajando. Pero tuvo ventaja: podía pasar y detenerse en uno y otro. Y retratar sin descanso. Y lo hizo con respeto y grandeza en todo caso."
O Museu de Arte Contemporânea de Barcelona recebe nos dias 15 e 16 de Fevereiro o seminário African Postcolonial Imaginaries, uma das actividades do projecto In and Out Brussels.
The seminar African Postcolonial Imaginaries combines a debate on the postcolonial condition and with the presentation of a series of documentaries specially produced for this project. Included in the selection are authors such as Herman Asselberghs, Sven Augustijnen, Renzo Martens and Els Opsomer. Starting with their works and the debates they have prompted, T.J. Demos and Hilde Van Gelder, art historians and authors of a publicationentitled In and Out of Brussels, will conduct an open seminar organised by MACBA. The main theme of the seminar will be the eternal question of how to relate the history of colonialism and, in particular, how can the relationship between Europe and Africa be represented from a contemporary perspective rooted in the conditions of the present and marked by a moment in time when Europe itself is being identified as a crisis zone.
In and Out Brussels é também o nome da edição em livro com cd da pesquisa internacional e interdiciplinar realizada por teóricos, artistas, críticos e curadores, realizada enmtre 2010 e 2012.
Specifically, the project addresses the diverse ways in which these artists have investigated sub-Saharan Africa both as a site of political conflict, poverty, and migration, as well as an imaginary screen for the construction of European identity, humanitarian concern, and political engagement.
De 1 a 9 de Fevereiro a cidade de Barcelona converte-se na capital europeia do Policial negro. Autores e leitores num programa alargado de conferências, exposições e conversas.
"Más de sesenta actividades gratuitas conforman la programación de la octava edición deBCNegra, que cuenta con la participación de sesenta autores del género, de aquí y de toda Europa. Entre las presencias confirmadas destaca Maj Sjövall a quien se le hará entrega del VII Premio Pepe Carvalho. La escritora sueca está considerada una de las fundadoras de la novela negra europea moderna.
Yasmina Khadra, Javier Cercas, Santiago Roncacoglio, Flavio Sorigó, Alicia Giménez Bartlett son algunos de los autores de esta edición que culminará en el ya tradicional encuentro entre lectores y autores en la librería Negra y Criminal, del comisario Paco Camarasa, el sábado 9 al mediodía ."
A partir de hoje e até 30 de Março no Museu Berardo, seis artistas angolanos refletem sobre Angola de hoje. No dia 1 de Fevereiro, às 18h00será discutida a exposição “No Fly Zone” e o contexto que justifica a sua realização, tendo como plano alargado o artista africano na arte contemporânea, bem como a 3ª edição da Trienal de Luanda. Suzana Sousa, Simon Njami, Fernando Alvim e Pedro Lapa serão as presenças nesta mesa redonda de acesso livre.
"Como se olha para um país que foi colonizado, que se tornou independente, que viveu uma guerra civil, que vive agora a explosão económica antes sequer de ter tempo de se pensar? Essa é a grande pergunta de Kiluanji Kia Henda. "O que fazer com este legado?" E o legado são estátuas, são canhões, mas são também preconceitos e modos de pensar. "Temos de refletir sobre isto e evitar uma amnésia coletiva. É impossível olhar para a história de Angola e não fazer uma abordagem política", diz Kiluanji."
Evocações da arte performática (2010 - 2013) é uma publicação impressa trienal produzida pelo Instituto das Artes de Inhumas. Este projeto fornece uma documentação sobre a arte da performance nos países de língua portuguesa (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor Leste), tendendo a difundir os trabalhos de artistas individuais / grupos. O prazo de inscrição para integrar o livro Evocações da arte performática (2010 - 2013) decorrerá até o dia 31 de Dezembro de 2013. O livro será lançado em 2014.
"Inhumas, cidade serena do interior do estado de GO, é um lugar estratégico escolhido para investir um sério laboratório de pesquisa aprofundada em artes, sob a finalidade de desvencilhar o foco mais óbvio ditado pelos mesmos amplos núcleos artísticos que estão situados no sudeste brasileiro. A estratégia, a partir da construção deste instituto, foi justamente buscar o isolamento com relação a estes polos, sob a finalidade de procurar novos horizontes em ambientes pueris para consolidar um possante grupo de pesquisa em arte, com foco num treino rigoroso, sob a ânsia de obter o aprofundamento da qualidade técnica através de intensos processos de criação."
Yasmina Khadra definia-se como escritora, muçulmana praticante, casada aos 18 anos e mãe de dois filhos. Durante anos a situação argelina através dos seus policiais.
Yasmina Khadra é Mohamed Moulessehoul, um ex comandante do exército argelino que importa conhecer. É um dos autores importantes da literatura do Magreb que já não trata apenas as questões da Argélia mas tomou o terrorismo como matéria das suas obras.
"Ante las sospechas del periodista de que había algo raro en su identidad, entre otras cosas porque sus novelas relevan un conocimiento profunda de las sentinas del estado argelino y de la lucha feroz contra el terrorismo, utilizando a veces métodos similares, Khadra repondía: "No practico un estúpido juego del escondite. Para hacerme perdonar el anonimato le invito a que se dé una vuelta por nuestros cementerios. No es que tenga miedo: creo que Argelia cuenta ya con bastantes mártires y nuestro deber es seguir con vida, por y para ella".