Próximo Futuro em Junho
Publicado12 Mai 2014
A programação de verão do Próximo Futuro tem este ano dois momentos, um em Junho e outro no início de Setembro.
O que vamos poder conhecer nos primeiros três dias de programação?
20 JUNHO, Sexta
Às 17h30 inauguramos as obras expostas no jardim e que fazem parte da exposição maior que está instalada na galeria 0 da Sede da Fundação Calouste Gulbenkian e também o Totem Sul-Americano. Esta construção é uma criação do atelier Subvert (Tiago Rebelo de Andrade, Diogo Ramalho e Manuel Tojal), uma proposta que “nasce de uma vontade de fantasiar todo um continente – a América do Sul – num objecto arquitectónico.”
Às 19h, a primeira sessão da Festa da Literatura e do Pensamento da América Latina terá lugar neste mesmo Totem e será dedicada ao Estados das Artes.
Depois do jantar, às 22h, inauguramos a exposição Artistas Comprometidos? Talvez, que permanecerá aberta até 7 de Setembro e que nos apresenta 20 artistas vindos de África do Sul, Brasil, França/Argélia, Moçambique, México, Argentina, Áustria, Colômbia, Guatemala e Portugal.
O dia acaba às 24h com o sempre muito esperado Baile na Garagem da Fundação Calouste Gulbenkian. O nosso já conhecido Lyndon Barry convida La Flama Blanca que nos últimos dois anos tem contagiado a cidade de Lisboa com sons latino-americanos.
21 JUNHO, Sábado
Para além da exposição Artistas Comprometidos? Talvez, inaugurada no dia anterior, temos dois encontros marcados no Totem no jardim:
Às 11h30 realiza-se a segunda sessão da Festa da Literatura e do Pensamento da América Latina, dedicada a Política e Pensamento. Mais uma sessão decorre às 18h30, esta dedicada à Poesia.
Voltamos a encontrar às 21h30 no anfiteatro ao ar livre, para recordar a cantora mais internacional alguma vez nascida em Portugal. O Real Combo Lisbonense apresenta-nos Carmen Miranda e o dia acaba com samba, marchinhas e outros ritmos tropicais.
22 JUNHO, Domingo
Às 10h00 abre a exposição Artistas Comprometidos? Talvez e continua aberta até às 18h. Hoje, Domingo, a entrada é livre.
Às 15h encontramo-nos para a última sessão da Festa da Literatura e do Pensamento da América Latina e para falarmos de Literatura.
Às 22h00, temos uma estreia mundial no anfiteatro ao ar livre: Yvone Kane de Margarida Cardoso, é uma co-produção do Próximo Futuro e da Filmes do Tejo II e fala do reencontro de uma filha com a sua mãe num país africano depois de muitos anos de afastamento.
A partir de 24 de Junho, a exposição Artistas Comprometidos? Talvez continuará aberta de Terça a Domingo até 7 de Setembro. A segunda parte da programação inicia-se no dia 2 de Setembro. Haverá mais pormenores muito em breve.