Logótipo Próximo Futuro

Co­ló­quio ACT 29: Li­te­ra­turas e cul­turas em Por­tugal e na Amé­rica His­pâ­nica

Apoios: Casa da Amé­rica La­tina, Ins­ti­tuto Cer­vantes de Lisboa e Em­bai­xada da Ar­gen­tina.

12 Abr 2013 - 9:30 – 18:00

Au­di­tório 3 e Sala 1 (Fun­dação Ca­louste Gul­ben­kian)

En­trada livre

O Co­ló­quio ACT 29 – Li­te­ra­turas e Cul­turas em Por­tugal e na Amé­rica His­pâ­nica: Novas Pers­pe­tivas em Diá­logo pre­tende pro­mover o co­nhe­ci­mento e sus­citar a dis­cussão em torno de pro­ble­má­ticas co­muns nas li­te­ra­turas e pro­du­ções cul­tu­rais dos sé­culos XX e XXI, nos uni­versos por­tu­guês e his­pano-ame­ri­canos. Sem es­quecer a plu­ra­li­dade de temas e con­textos, face aos quais se foram po­si­ci­o­nando as cri­a­ções ar­tís­ticas nestes uni­versos, serão pri­vi­le­gi­adas certas li­nhas te­má­ticas que se afi­guram es­pe­ci­al­mente per­ti­nentes nesta pers­pe­ti­vação cru­zada das li­te­ra­turas e cul­turas em Por­tugal e na Amé­rica His­pâ­nica.

encontro no lago titicaca (Peru), 2009 - by luis lander

Li­te­ra­turas e cul­turas em Por­tugal e na Amé­rica His­pâ­nica: novas pers­pe­tivas em diá­logo

11 de Abril (Fa­cul­dade de Le­tras da Uni­ver­si­dade de Lisboa) 12 de Abril (Fun­dação Ca­louste Gul­ben­kian)

Or­ga­ni­zação: Pro­jeto DIIA (Diá­logos Ibé­ricos e Ibero-Ame­ri­canos) / Centro de Es­tudos Com­pa­ra­tistas da Uni­ver­si­dade de Lisboa, em co­la­bo­ração com o Pro­grama Gul­ben­kian Pró­ximo Fu­turo.

Pro­grama

 

11 de Abril - Fa­cul­dade de Le­tras da Uni­ver­si­dade de Lisboa

 

9h30              Aber­tura (An­fi­te­atro 3)

9h45-10h45     Con­fe­rência de aber­tura

HO­RÁCIO COSTA (Uni­ver­si­dade de São Paulo)

Con­si­de­ra­ções sobre um bargueño

 

11h15-13h00   Ses­sões pa­ra­lelas (An­fi­te­atro 3, salas 5.2. e 2.13)

Mesa 1: Su­jeitos à margem e iden­ti­dades trans­fron­tei­riças

Mesa 2: Es­critas e iden­ti­dades de gé­nero

Mesa 3: Diá­logos bor­gi­anos

 

Al­moço

 

14h30-16h00   Ses­sões pa­ra­lelas (An­fi­te­atro 3, salas 5.2. e 2.13)

Mesa 4: Me­mória e re­pre­sen­ta­ções da His­tória

Mesa 5: Me­ta­ficção e auto-re­fe­ren­ci­a­li­dade

Mesa 6: Re­lei­turas e con­fluên­cias

 

16h30-17h30   Con­fe­rência ple­nária (An­fi­te­atro 3)

MARÍA-ROSA OLI­VERA-WIL­LIAMS (Uni­ver­sity of Notre Dame)

Tango: el deseo de per­te­necer

 

17h30-18h00   Porto de Honra ofe­re­cido pela Em­bai­xada da Ar­gen­tina

 

18h00-19h30   Mesa-re­donda com os es­cri­tores

MEMPO GI­AR­DI­NELLI, SAN­TIAGO RON­CA­GLIOLO, KARLA SUÁREZ, HÉLIA COR­REIA

 

12 de Abril  - Fun­dação Ca­louste Gul­ben­kian

 

9h30-11h00     Ses­sões pa­ra­lelas (Au­di­tório 3 e sala 1)

Mesa 7: Es­paço, re­pre­sen­tação e per­for­mance

Mesa 8: Sub­je­ti­vi­dades e iden­ti­dades na­ci­o­nais

 

11h30-12h45 Con­fe­rência ple­nária (Au­di­tório 3)

JORGE FORNET (Casa de las Amé­ricas, Cuba)

(Algo de) Utopía y (mucho de) de­sen­canto en la re­ci­ente nar­ra­tiva his­pa­no­a­me­ri­cana

 

Al­moço

 

14h30-16h00   Ses­sões pa­ra­lelas (Au­di­tório 3 e sala 1)

Mesa 9: Di­ta­dura, cen­sura e me­mória

Mesa 10: Mo­der­ni­dades pe­ri­fé­ricas

16h30-17h45   Con­fe­rência ple­nária (Au­di­tório 3)

MEMPO GI­AR­DI­NELLI (Ar­gen­tina)

Es­cribir en la crisis: li­te­ra­tura y pre­sente

 

17h45-18h00 En­cer­ra­mento

 

[CON­FE­REN­CISTAS E ES­CRI­TORES CON­VI­DADOS]

HÉLIA COR­REIA

Li­cen­ciada em Fi­lo­logia Ro­mâ­nica, foi pro­fes­sora do en­sino se­cun­dário e de­dica-se atu­al­mente à tra­dução e à es­crita. Re­cen­te­mente dis­tin­guida com o Prémio Ver­gílio Fer­reira 2013 e com o Prémio Li­te­rário Cor­rentes d´Es­critas (Ca­sino da Póvoa) 2013 é um dos nomes mais re­le­vantes da li­te­ra­tura por­tu­guesa con­tem­po­rânea.

HO­RÁCIO COSTA

Poeta, tra­dutor, crí­tico li­te­rário e pro­fessor uni­ver­si­tário bra­si­leiro com mais de uma de­zena de li­vros de po­esia pu­bli­cados e com obra tra­du­zida em vá­rias lín­guas. Con­cluiu o dou­to­ra­mento da Uni­ver­si­dade Yale sobre José Sa­ra­mago. Ex-pro­fessor ti­tular da Uni­ver­sidad Na­ci­onal Au­tó­noma de Mé­xico-UNAM (1987–2001) e le­ciona, atu­al­mente, na Uni­ver­si­dade de São Paulo-USP. Foi pre­si­dente da As­so­ci­ação Bra­si­leira de Es­tudos da Ho­mo­cul­tura-ABEH (2006-8) e o livro que reúne os en­saios do IV con­gresso da ABEH, por ele or­ga­ni­zado, foi pu­bli­cado em 2010.

JORGE FORNET

Li­cen­ciado em Le­tras pela Uni­ver­si­dade de Ha­vana, fez o mes­trado e o dou­to­ra­mento em Li­te­ra­tura His­pâ­nica no El Co­legio de Mé­xico. Desde 1994, di­rige o Centro de In­ves­ti­ga­ções Li­te­rá­rias da Casa de las Amé­ricas. Ob­teve uma bolsa de in­ves­ti­gação do Latin Ame­rican Stu­dies Center, da Uni­ver­si­dade de Mary­land. Ga­nhou o Prémio Alejo Car­pen­tier de En­saio 2006. Tem tra­ba­lhos pu­bli­cados em jor­nais e é autor de di­versos li­vros.

MEMPO GI­AR­DI­NELLI

É es­critor e jor­na­lista. Es­teve exi­liado no Mé­xico, entre 1976 e 1984. Fun­dador e di­retor da re­vista “Puro Cu­ento” (1986-1992). Ga­nhou o Prémio In­ter­na­ci­onal Ró­mulo Gal­legos 1993 e o Prémio Pre­go­nero de Honor 2007. Re­cebeu o Dou­to­ra­mento Ho­noris Causa da Uni­ver­si­dade de Poi­tiers, França (2007) e ou­tras dis­tin­ções li­te­rá­rias na Amé­rica e na Eu­ropa. É membro do Con­selho de As­ses­soria da Co­missão Pro­vin­cial da Me­mória da Pro­víncia de Bu­enos Aires e, entre 2005 e 2007, foi membro do Con­selho de Ad­mi­nis­tração da Fun­dação Poder Ciu­da­dano. Em 1996, doou a sua bi­bli­o­teca pes­soal de 10.000 vo­lumes para a cri­ação da Fun­dação Mempo Gi­ar­di­nelli (Chaco).

MARÍA ROSA OLI­VERA-WIL­LIAMS

Pro­fes­sora As­so­ciada de Li­te­ra­tura La­tino-Ame­ri­cana na Uni­ver­sity of Notre Dame (E.U.A.), onde é também In­ves­ti­ga­dora Con­vi­dada do Ins­ti­tuto Helen Kel­logg de Es­tudos In­ter­na­ci­o­nais e do Ins­ti­tuto Na­novic para os Es­tudos Eu­ro­peus. Dou­to­rada em Li­te­ra­turas e Cul­turas La­tino-Ame­ri­canas pela Ohio State Uni­ver­sity. Re­cen­te­mente re­cebeu o J. Wil­liam Ful­bright Re­se­arch Award (2011-2012) para o livro que pre­para sobre o tango e a mo­der­ni­zação no Rio da Prata.    

SAN­TIAGO RON­CA­GLIOLO

Es­critor, nas­cido em Lima (1975), viveu no Mé­xico, Peru e Es­panha. Atu­al­mente re­side em Bar­ce­lona. Foi o mais jovem es­critor ga­lar­doado com o Prémio Al­fa­guara de No­vela. Os seus li­vros estão tra­du­zidos em mais de dez lín­guas. Es­creveu ro­mances, guiões para ci­nema e te­le­visão, tra­du­ções li­te­rá­rias e li­vros para cri­anças. Co­la­bora com a ca­deia de rádio RNE, o jornal El País e ou­tros meios de co­mu­ni­cação na Amé­rica La­tina e na Eu­ropa.

KARLA SUÁREZ

Es­cri­tora, nas­cida em Ha­vana (1969), viveu em Roma e em Paris e re­side, atu­al­mente, em Lisboa. Pu­blicou ro­mances e li­vros de contos. As suas obras foram tra­du­zidas em vá­rios lín­guas. Dois dos seus contos foram adap­tados à te­le­visão cu­bana e outro ao te­atro. Re­cebeu, em 2012, a bolsa de cri­ação que ou­torga o Centro Na­ci­onal do Livro de França. Deu cursos de es­crita em Itália, França e Porto Rico. Em 2007 foi se­le­ci­o­nada como um dos 39 es­cri­tores jo­vens mais re­pre­sen­ta­tivos da Amé­rica La­tina. Em Lisboa, co­or­dena o clube de Lei­tura do Ins­ti­tuto Cer­vantes.