Subtil Violência
Curadoria de António Pinto Ribeiro
16 Nov 2011 – 15 Jan 2012
Palácio Galveias
Entrada livre
A exposição “Subtil Violência”, do fotógrafo peruano Roberto Huarcaya, é apresentada pela primeira vez em Portugal, numa organização conjunta da CAL com o Próximo Futuro, programa de Cultura Contemporânea da Fundação Calouste Gulbenkian.
Com a curadoria de António Pinto Ribeiro, a proposta de Huarcaya resulta de um projecto de investigação em torno das representações visuais alusivas à construção da comunidade histórica peruana, partindo de referências locais no sentido de expandir a sua leitura e as suas influências ao nível nacional, regional, continental e, finalmente, global. “Propostas que nos vão dando pistas, informação sobre diversas coordenadas temporais, espaciais e formais, sobre este lentíssimo processo de misturas, desenvolvimento e tensão, de mudanças constantes, que levam o país a transitar, de um modo disperso, para esse propósito de se constituir como nação” (Roberto Huarcaya).
Roberto Huarcaya nasceu em Lima, em 1959. Estudou Psicologia, na Universidade Católica do Peru (Lima, 1978-1984), Cinema, no Instituto Italiano de Cultura (Lima, 1982) e Fotografia no Centro del Vídeo y la Imagen (Madrid), em 1989, ano em que começou a dedicar-se à fotografia. Participou na Bienal de Havana de 1997, nas Bienais de Lima de 1997, 1998 e 2000, na Primavera Fotográfica de Catalunha, em 1998, na PhotoEspaña, em 1999, e na Bienal de Veneza de 2001. Fez dez exposições individuais e participou em várias colectivas. A sua obra faz parte do Fine Arts Museum of Houston, da Lehigh University Art Collection, do COCA Center on Contemporary Art, de Seattle, do Museu de Arte de Lima, da Fundación América em Santiago do Chile, do Centro de Arte Contemporáneo Wilfredo Lam, em Havana (Cuba), e de diversas colecções privadas.
(*) Exposição organizada pelo Programa Gulbenkian Próximo Futuro em parceria com o Programa Gulbenkian de Ajuda ao Desenvolvimento, com a colaboração da Casa da América Latina e apoio da Embaixada do Peru.