Liberdade Guiando o Povo
18 Jun 2010
Frente ao Museu Gulbenkian
Entrada livre
"Liberty leading the people”, de Barthélémy Toguo (Camarões, 1967), é uma obra que tipifica o trabalho multidisciplinar deste artista - escultura, pintura, desenho, performance -, que há muito desenvolve os temas ligados ao exílio e aos fluxos migratórios sul-norte.
Para este Programa, Barthélemy Toguo concebeu uma obra que qualifica de ‘monumental’, onde encena a dificuldade de um povo para ganhar a sua liberdade. Livremente inspirada na obra de Eugène Delacroix (“A Liberdade guiando o povo”, 1830), esta instalação simboliza a difícil vitória de um povo que, apesar das bandeiras esvoaçantes e vitoriosas que ergue, continua a sofrer e a ser martirizado. Por isso, o artista deseja que o público lhe tenha acesso de forma directa e que o seu significado lhe seja imediatamente compreensível.
Barthélémy Toguo, artista visual nascido nos Camarões, em 1967. Estudou na École Nationale Supérieure des Beaux-Arts de Abidjan, Costa do Marfim, na École Supérieure d'Art de Grenoble, França, e na Kunstakademie Düsseldorf, Alemanha. Vive e trabalha entre Bandjoun (Camarões), Nova Iorque e Paris.