3x4
Moçambique
22 Jun 2012 – 30 Set 2012
Jardim Gulbenkian
Entrada livre
“3x4” é o resultado de uma imersão em dois estabelecimentos prisionais femininos de Maputo, a Cadeia Civil e o Centro de Reclusão Feminino de Ndlhavela. Em Moçambique, o exercício e respeito dos direitos das mulheres, que se encontram em regime prisional, constituem um grande desafio: além das arbitrariedades cometidas pelas instâncias investigadoras, o desrespeito dos prazos de prisão preventiva, as péssimas condições de alojamento, alimentação e higiene, existe o imperante patriarcalismo que reforça o tratamento desigual atribuído à mulher pela justiça moçambicana.
Ao longo de um ano, a artista teve a oportunidade de conviver com mulheres de nacionalidades, idades e classes sociais diversas, mas cujas histórias e experiências estão interconectadas por episódios de violência física e social, de separação, expiação e reconciliação. Na série apresentada, as imagens tentam criar um campo político de negociação e recuperação do corpo feminino fraturado, que, apesar de marcado pela lógica da violência patriarcal, não deixa, contudo, de ser um corpo feminino, senhor da sua sensualidade e do seu próprio movimento.
CAMILA DE SOUSA (Moçambique, 1985), graduada em Ciências Sociais com um enfoque em Antropologia Visual, tem vindo a aprofundar os seus conhecimentos nas áreas da fotografia e do audiovisual e participado em vários cursos de formação em Moçambique, Brasil e Senegal. Em 2010, apresentou a exposição documental e curta-metragem “Mafalala Blues”, no Centro Cultural Franco Moçambicano e no Centro de Estudos Brasil-Moçambique, no âmbito do Festival de Cinema Documentário Dockanema. Ainda em 2010, deu início ao projeto “3x4”, um projeto sobre representações do corpo feminino encarcerado. “3x4” foi parcialmente apresentado em 2011, em duas exposições coletivas em Maputo – “Ocupações Temporárias” e “Masculinidade e Violência”.