Logótipo Próximo Futuro

"Orobroy, Stop!" + "Smile, if you can!"

Dança

29 Jun 2013 - 21:00 | 30 Jun 2013 - 21:00

São Luiz Teatro Municipal (Sala Principal)

Entrada 15 €

Conceito e coreografia: Horácio Macuácua (Moçambique)


Orobroy, Stop!

Orobroy significa ’pensamento‘ na língua dos nómadas ciganos, povo que no sul de Espanha criou a origem do Flamenco. Nesta expressão artística exprimem-se, através do corpo, da voz, da percussão dos sapatos e da guitarra, as emoções das profundezas do ser humano. “Orobroy, Stop!” é o resultado de uma recriação do Flamenco, da reconstrução de um horizonte artístico inédito. Os quatro intérpretes criadores, procedentes de contextos cénicos distintos, do tradicional ao moderno, do batuque à guitarra espanhola, do descalço ao calçado, da Europa à África, atravessam inquietudes intemporais, gerando um conceito contemporâneo singular. O coreógrafo Horácio Macuácua, motivado pelo encontro de duas bailarinas de diferentes origens e disciplinas, encontra a inspiração para a realização desta obra. Após várias experiências, o coreógrafo quis explorar o universo feminino de um ponto de vista intercultural. Quatro bailarinas caracterizadas por dois homens, uma mulher e uma estrutura de ferro e tecido expressam a origem evolutiva do ser humano, os seus conflitos, as suas dúvidas e os seus medos, através de movimentos preenchidos de força e gritos de instinto animal.

+

Smile, if you can!

Em “Smile if you can!”, com direção artística de Horácio Macuácua, mantém-se a presença de dois dos bailarinos da última criação, Pedro Machava e Janeth Mulapha, que têm vindo a colaborar com a Cª Horácio Macuácua, há alguns anos, e juntaram-se ao grupo dois novos bailarinos, Osvaldo Passirivo e Pak Ndjamena, ambos com percursos que se cruzam nas danças tradicionais. Com a introdução destes dois elementos novos, a ideia é abrir espaço para um trabalho com novas linguagens e vocabulários de modo a se contagiarem uns aos outros e, ao mesmo tempo, evidenciarem contrastes através da história que cada corpo traz e que cada bailarino carrega. Assim, a Companhia pretende sempre renovar-se, sem se manter presa a uma só linguagem ou estilo, buscando e atendendo novos desafios.

Patrocínio: Embaixada de Espanha em Moçambique

apoios: Centro Cultural Franco-Moçambicano e CNCD – Companhia Nacional de Canto e Dança

Cia Horácio Macuácua

HORÁCIO MACUÁCUA (Moçambique, 1979)

Bailarino e coreógrafo, começou a sua carreira em 1996. É membro fundador da Companhia de Dança CulturArte, criada em 1999, uma das primeiras companhias de Dança de Moçambique, onde participou em diferentes espetáculos dirigidos por Panaíbra Gabriel. Teve a oportunidade de trabalhar com os coreógrafos internacionais Frans Poelstra, Marcelo Evelin, Sello Peza, George Khumalo, Mark Tompkins, Boris Charmatz, entre outros. Tem também uma longa trajetória como docente, tendo já lecionado nas mais conceituadas escolas em Moçambique, Bélgica, Holanda, Espanha, Brasil, França e Portugal. Criou “Orobroy, Stop!” para a 3ª edição do Kinani – Plataforma de Dança Contemporânea de Maputo (2009), espetáculo que recebeu o Grande Prémio “PUMA Creative” e o 1º lugar no concurso Danse L’afrique Danse – Encontros Coreográficos de África e Oceano Índico, Bamako/Mali, 2010.