A Circularidade do Quadrado
M/16 (180')
14 Set 2015 - 21:00 | 15 Set 2015 - 21:00
Grande Auditório
Entrada 15 €
“A vida é implacável. É muito mais cruel do que pensamos”. Assim fala Dimitris Dimitriadis, o internacionalmente elogiado autor e pensador de Thessaloniki que escreveu o texto de referência Dying like a country. E é a qualidade implacável da vida, e a crueza do amor, que a peça aborda neste magistral trabalho cujas reviravoltas, inversões e repetições são postas em cena. Esta equação erótica de paixão e desespero foi encenada pelo talentoso e jovem encenador Dimitris Karantzas, e um elenco seleto, numa produção do Onassis Cultural Centre – Athens, Grécia. Foi apresentado na 68ª edição do Festival de Avignon. O inovador Dimitris Karantzas, de 26 anos, aborda a peça como uma eterna canção de expectativa e desilusão, mantendo a relação entre narrativa, movimento e som. A Circularidade que o dramaturgo dedica “aqueles que vivem” é uma equação erótica de paixão e desespero que apresenta onze pessoas de diferentes géneros, gerações e preferências sexuais que partilham uma necessidade irresistível: ser amadas. Mas como um dos personagens, Mauve, afirma: “Queremos sempre algo que não existe. Nunca nos satisfazemos com o que é. É esse o nosso erro, mas não há como evitá-lo. Está na nossa natureza. Deitamos as nossas vidas fora assim, mas não há outra maneira de as tornar nossas.” É desta forma que Dimitriadis expressa a inevitabilidade da nossa existência quando empurra os seus heróis para o limite, colocando-os a incendiar-se e matar-se mutuamente apenas para ressuscitá-los um pouco depois com uma única e partilhada esperança: que talvez desta vez encontrem o amor.
Produção e apoio à circulação: Onassis Cultural Centre - Athens, www.sgt.gr
Diretor artístico de «Hommage to Dimitris Dimitriadis» (Homenagem a Dimitris Dimitriadis) no Onassis Cultural Centre: Katia Arfara, Diretora Artística Teatro & Dança, www.sgt.gr/en/programme/event/1134
Dimitris Karantzas (Grécia)
Nasceu em Atenas em 1987. Formou-se na Escola de Teatro “Empros Theatro Ergastirion” em Atenas e estudou no Departamento de Comunicação e Media da Universidade Nacional Capodistriana de Atenas. É membro da companhia de teatro GRASSHOPPER. É autor de duas peças de teatro, por publicar, “Snow in the mouth” (“Neve na Boca”), e “The woman sitting” (“A mulher sentada”), ambas encenadas pelo próprio em 2008 e 2011, respetivamente.
Bilhetes para A Circularidade do Quadrado
Escolha uma data:
14 Set 2015 - 21:00
15 Set 2015 - 21:00
Para efectuar a compra será redirecionado para o site da Bilheteira.
X