Next Future logo

Poesia na Festa da Literatura e do Pensamento da América Latina

Published24 May 2014

Clara Caldeira

A sessão dedicada à poesia na Festa da Literatura e do Pensamento da América Latina será realizada no dia 21 de Junho, às 18h30. Nas palavras da moderadora, Clara Caldeira:

Na conversa que reunirá três poetas da América Latina, Tamara Kamenszain (Argentian), Angelica Freitas (Brasil) e Rafael Rubio (Chile), queremos partilhar versos mas também ideias. Vamos conversar sobre a particularidade da palavra poética, até que ponto ela expressa identidades, pessoais e culturais, e como se encontra vitalidade num poema para lá do mito da tristeza e da melancolia. Num mundo globalizado, que fala tantas línguas ou apenas uma, vamos querer saber como estes poetas da América Latina vêem as suas palavras a circular, com que outras vozes poéticas se cruzam  e o que nos dizem as suas obras da História dos seus países. 

Clara Caldeira nasceu em Lisboa, em 1977. Formada em Ciências da Comunicação, é doutoranda de Estudos de Cultura e investigadora júnior do Centro de Estudos de Comunicação e Cultura, na Universidade Católica Portuguesa. Trabalhou como jornalista em vários projetos televisivos, tendo integrado a equipa do programa “Câmara Clara”, da RTP 2, entre 2010 e 2012. Publicou a novela Quem Como Nós (Veja Editora, 1997) e, mais recentemente, textos poéticos na revista Criatura (Núcleo Autónomo Calíope, A.A. Faculdade de Direito de Lisboa) e no livro coletivo Este é o Meu Sangue (Tea for One)