Next Future logo

Perspectivas amazónicas: a sociedade contra o estado e o cosmopolitismo ameríndio

Published22 May 2014

Davide Scarso

Davide Scarso é um dos nossos oradores na última sessão do 4º Observatório de África, América Latina e Caraíbas no próximo Sábado, 24 de Maio, às 15h. O tema da sua comunicação será "Perspectivas amazónicas: a sociedade contra o estado e o cosmopolitismo ameríndio".

O percurso que pretendemos traçar nesta comunicação começa por retomar a noção de “sociedade contra o estado” desenvolvida por Pierre Clastres no âmbito das suas investigações sobre o poder político nas sociedades “selvagens” da América do Sul. Longe de ter concluído o seu périplo, a ideia de “sociedade contra o estado” tem conhecido recentemente uma espécie de revival, ao qual não é claramente estranho o contexto das lutas políticas actuais. Em particular, parece extraordinariamente produtiva do ponto de vista conceptual a maneira como a questão tem sido retomada e recolocada pelo antropólogo brasileiro Eduardo Viveiros de Castro, no interior de uma ambiciosa e polémica proposta teórica conhecida como “Perspectivismo amazónico”. A cosmopolítica perspectivista dos ameríndios, com a sua revisão do binômio natureza/cultura, representa o substrato metafísico que não só nos permite voltar a pensar a “sociedade contra o estado” mas também leva a antropologia aos seus limites epistemológicos apelando a um questionamento radical das categorias ontológicas tradicionais.

Davide Scarso propõe-nos ainda a leitura da sua crítica ao livro de Roberto Esposito Living Thought: The Origins and Actuality of Italian Philosophy.