Next Future logo

Espaço Ocupado!

©Filipe Branquinho

Inaugura hoje às 19:00 a exposição "Ocupações Temporárias - Documentos". Até 26 de Maio a galeria do piso 01 do edifício sede da Fundação Gulbenkian está ocupada pela produção de 24 artistas de origem moçambicana, cabo verdiana, angolana e portuguesa. 

"Parte do conceito das Ocupações sempre foi que cada artista participa uma vez, apoiando a produção da edição seguinte. A outra particularidade a notar é que nunca houve uma intencionalidade, à partida, de continuidade, ou seja, a realização de cada edição não foi ditada por um calendário pré-estabelecido, mas antes pela “necessidade” de ainda realizar o projeto mais uma vez. O apoio da Fundação Gulbenkian na edição de 2012 viabilizou a sua execução e a proposta de “ocupar” outras cidades, como foi o caso do Mindelo, e acabaram por se revelar ramificações naturais do projeto e do esforço inicial das ocupações."

                                                                                                 Maimuna Adam - "ocupante" na edição 2010

A exposição  para além de documentação, tem algumas das obras originais que foram expostas ao longo das 4 edições das Ocupações Temporárias, algumas réplicas e ainda obras criadas especificamente para esta mostra, no local, como é o caso do graffiti de 40 metros criado por Shot-B.

Pode ler-se mais sobre a exposição aqui e aqui. O Jornal do Próximo Futuro dedicado à exosição pode ser lido e descarregado aqui