Logótipo Próximo Futuro

WORKSHOP CRIATIVIDADE EM AGENDA NA EUROPA

WORKSHOP CRIATIVIDADE EM AGENDA NA EUROPA

Criatividade é hoje o lema transversal para áreas que vão da cultura à economia, educação, ciência e tecnologia, comunicação e gestão, cidades e identidades, entre outros usos e investimentos do termo. “Europa Criativa” é também o título para um próximo programa comunitário de apoio às artes e à cultura, anunciado para 2014-2020, embora a noção venha desde finais dos anos 90 por outras agendas ou discursos no palco europeu.

Este workshop lembra esse percurso com uma abordagem de várias perspectivas para a criatividade no espaço cultural em que, aliás, passou a aparecer particularmente indexada à economia – ie, indústrias culturais e criativas, mercados e potencial de emprego. Mas, cruzando referências da Comissão Europeia, do Conselho da Europa e de outras agendas, existe igualmente a vertente da governance que remete para dimensões políticas e a do sentido que associa a criatividade a valores, imaginários e identidades. O workshop propôe, assim, uma visão abrangente e ilustrada com os principais documentos e indicadores, bem como algumas imagens, por forma a esclarecer esta diversidade de entendimentos e investimentos, pela criatividade, para um futuro na Europa.

Inscrições: devem ser efectuadas enviando a ficha de inscrição para: [email protected], tel: 96 006 75 34 (Fernando Ribeiro).