Logótipo Próximo Futuro

Unplace

Publicado19 Ago 2014

Imagem: Mark Beasley, Sea of ?=, 2009, screenshot. Courtesy of the artist.

O projecto Unplace- Um Museu sem Lugar pretende discutir o conceito de "museografia intangível" na arte contemporânea, na era digital, e as novas relações entre arte, tecnologia e sociedade. Com a participação do Programa Próximo Futuro, entre outras instituições, este projecto terá a primeira conferência internacional na Fiundação Calouste Gulbenkian entre 31 de Outubro e 1 de novembro, "Espaços Incertos: Configurações Virtuais nos Museus e na Arte Contemporânea" e prepara a primeira exposição. Estão abertas as candidaturas a propostas artísticas.

Activistas, melancólicos, eufóricos, niilistas, seja qual for o perfil ou os heterónimos dos artistas, o género ou as linguagens privilegiadas, todos são convidados a apresentarem a sua proposta para a exposição a realizar no contexto do projecto unplace.

Partindo dos temas centrais à conferência Espaços Incertos: Configurações Virtuais nos Museus e na Arte Contemporânea, interessa-nos discutir as mutações e/ou continuidades que a Internet produziu na criação contemporânea. Estamos face a uma transformação que abala os sistemas culturais até um ponto em que podemos referir-nos à passagem de culturas orais a culturas escritas e destas a ciberculturas? Ou será o fenómeno da Internet apenas mais uma e inovadora ferramenta de trabalho?

Pode conhecer o projecto em detalhe, em português e também inglês, aqui