Logótipo Próximo Futuro

Observatório

Publicado20 Abr 2014

Jose Neves

Não resisto a partilhar as minhas expectativas quanto à próxima sessão do ciclo Novos Poderes, organizado pelo Próximo Futuro - Gulbenkian e pela Unipop. A sessão será no dia 26 de abril, sábado, e junta Nuno Teles e Sandro Mezzadra, devidamente moderados pelo antropólogo José Mapril. Qual o motivo de interesse? Entre outras coisas, explorarmos que zonas de conflito e que pontos de convergência são possíveis entre duas linhas de análise e de política que nem sempre se dão bem.

A primeira, que podemos associar, entre outros, ao economista Nuno Teles (e de que encontramos um bom acervo de textos no blogue Ladrões de Bicicletas, onde escrevem também economistas como João Rodrigues e Alexandre Abreu), tem defendido a necessidade de um reforço dos poderes políticos de estados nacionais como Portugal. Tal reforço permitirá contrariar o crescente poder económico do comércio e da finança globais (e a questão da financeirização tem sido particularmente trabalhada por Nuno Teles, por exemplo a propósito de um caso como o da África do Sul), assim como de estados nacionais mais desenvolvidos, caso da Alemanha.

A segunda, que podemos associar a Sandro Mezzadra e a um conjunto de autores e militantes reunidos no sitewww.euronomade.info, como é o caso de Antonio Negri, tem antes pugnado por uma ampliação da escala da democracia política, contrapondo a necessidade de uma globalização política (de pendor mais movimentista, é certo) à efectiva globalização económica. Tal ampliação permitirá, por exemplo, aproximar-nos da existência de uma cidadania de tipo universal, questão que Mezzadra tem vindo a discutir no âmbito dos seus estudos sobre migrações.

Enfim, o debate é mais complicado do que isto, há no que escrevi um conjunto de aporias que valeria a pena deslindar, bem o sei, mas é justamente por aqui que reside, julgo eu, o interesse da sessão de dia 26 de abril. A entrada é gratuita e a inscrição deve ser feita para [email protected] 

Publicado no Facebook por José Neves (UNIPOP) a 17 de Abril. Mais informações sobre a próxima sessão do Observatório.