Logótipo Próximo Futuro

Medellín II - Os parques biblioteca

Publicado29 Out 2013

Vista exterior da Biblioteca España

Biblioteca España (Fonte: Wikimedia Commons)

As bibliotecas, que pelas suas dimensões e funções são chamadas “parques biblioteca”, são o instrumento principal da educação não-formal e da transmissão de conhecimentos. Nos últimos dez anos foram construídos dez parques biblioteca que são âncoras de transmissão de conhecimentos e são instalados no centro de vários aglomerados de freguesias, servindo cada um deles dezenas de milhares de pessoas. Cada um foi criado segundo um programa específico, conforme o lugar de construção e as missões fundamentais.

Interior da Biblioteca Belén

Interior da Biblioteca Belén (Fonte: Wikimedia Commons)

A Biblioteca do corregimento (região administrativa) de São Cristóbal serve milhares de habitantes desta região agrícola, especializada em floricultura.  O Parque Biblioteca é um edifício com três anos de idade, da autoria de um gabinete de arquitectos colombianos e chama-se Fernando Botero, nome escolhido pela população. O Parque Biblioteca é um edifício negro - para que as cores da paisagem se destaquem –, composto por dois volumes que juntam a área das leituras à da transmissão de conhecimento (ler mais aqui).

Vista exterior da Biblioteca Fernando Botero

Biblioteca Fernando Botero (Fonte: Wikimedia Commons)

As salas de leituras dividem-se em salas para crianças – as únicas com o tecto colorido pintado com nuvens – mediateca, sala de leitura para adultos e salas de suportes tecnológicos digitais. O outro volume tem um teatro, salas de orquestra, estúdios de dança, creche, várias salas de aprendizagem quer seja de dança, de músicas, de alguns tipos de apoios jurídicos, de comércio do preço justo, de sustentabilidade ecológica (estes cursos, bem como outros de utilização do word, são frequentados maioritariamente por agricultores da região), pintura e gastronomia, entre outros. Está aberto todos os dias do ano, inclusivamente no dia de Natal e de Ano Novo, e tem uma frequência diária que varia entre 300 e 900 pessoas. O Parque tem 25 funcionários, todos qualificados para as funções que exercem e a média de idade é 30 anos.

António Pinto Ribeiro

Mais sobre a rede de bibliotecas aqui.