Logótipo Próximo Futuro

Mais sobre o que aí vem: Orquestra Gulbenkian e convidados!

E se a programação de teatro é iniciada a 16 de Junho, com a estreia de “Woyzeck on the Highveld”, a de música começa logo a 18 de Junho (às 21h30), no Anfiteatro ao Ar Livre, com um concerto único da Orquestra Gulbenkian, o Drumming – Grupo de Percussão e Matchume Zango (Timbila de Moçambique), tendo Pedro Neves por Maestro.

Este concerto, interpretado por uma orquestra sinfónica e um grupo de percussão, leva-nos numa viagem pelo tempo e pelo espaço. Steve Reich dá o tom: um tambor é tocado por um homem. Podia ser o primeiro som do trabalho de corte de madeira.  A seguir, outro homem junta-se, reage ao primeiro – e temos comunicação, temos música. Música que, desde as suas origens, em África, se desenvolveu de forma, sabe-se hoje, muito diversificada. É tão simples. Pode-se ter tornado mais complexa na música formalizada de Xenakis, baseada em elaborados cálculos de probabilidades matemáticas. Mas o que ouvimos não são algoritmos, o que ouvimos são sons e combinações de sons e ritmos. Apesar de tudo, Xenakis era um romântico que também adorava Brahms.

Neste concerto, debaixo dos céus nocturnos, abraçados pelos sons que se movem à nossa volta, somos provocados pelas origens da música e pela visão do desconhecido. Chamemos-lhe futuro, se quisermos.

Programa

Steve Reich, Drumming: Part I

Marlos Nobre, Concerto N.º 2/a para 3 Percussões e Orquestra, Opus 109a (versão encomendada pelo grupo Drumming, a quem Marlos Nobre dedica a partitura)

(Sem Autor) Timbila, Música Africana para Percussão

Iannis Xenakis, Pithoprakta

Gyorgy Ligeti, Romanian Concerto

Mais sobre a Orquestra Gulbenkian aqui e a biografia do Maestro Pedro Neves por aqui. Encontram o site do próprio Marlos Nobre, com informação detalhada sobre o seu percurso como compositor, aqui e outro atalho, desta vez para o “my space” do Drumming – Grupo de Percursão aqui.

Notas de Matchume (Zango) aqui e sobre a Timbila (Muzimba) Moçambicana por aqui.

E já podem adquirir os vossos bilhetes on-line, aqui mesmo.