Logótipo Próximo Futuro

Candidaturas abertas para Curso de Inverno em estudos étnico-raciais Fábrica de Ideias

Publicado4 Dez 2014

O curso em estudos etnico-raciais Fábrica das Ideias, inserido nos Cursos de Inverno Conlab, realizar-se-á entre 26 a 30 de Janeiro de 2015, no ISCTE-IUL, em Lisboa. As candidaturas estão abertas até 15 de Dezembro de 2014.

O curso avançado em estudos étnico-raciais Fábrica de Ideias, iniciado em julho de 1998, é o resultado de uma iniciativa pioneira no âmbito das instituições universitárias brasileiras, cujo objetivo é fomentar tanto o intercâmbio de professores e alunos da pós-graduação interessados na temática dos estudos étnico-raciais e na interface com os estudos africanos, quanto favorecer à incorporação de uma dimensão comparativa e internacional.

O curso Fábrica de Ideias tem sido reconhecido como experiência única no mundo acadêmico, no sentido de sua contribuição ao debate, em nível de pós-graduação e a formação de redes entre docentes e estudantes das mais variadas regiões e países do mundo, principalmente, entre os países da América Latina e da África.

Aproveitando do movimento que levou à produção do Dicionário Critico das Ciências Sociais dos Países de língua oficial portuguesa, publicado em 2014, o curso Fábrica de Ideias na sua edição 2015, realizado pela primeira vez fora do Brasil – no ensejo do CONGRESSO LUSO-AFRO-BRASILEIRO, em Lisboa, cujo tema será “Imaginar e Repensar o Social: Desafios às Ciências Sociais e Humanas nos Espaços de Língua Portuguesa, 25 anos depois” –  apresentará, durante cinco dias, uma sessão temática em torno de um verbete que será alvo das reflexões a  cada dia.

A Conferência de Abertura estará a cargo do Professor Lívio Sansone (Universidade Federal da Bahia).

Mais informação e inscrições