Logótipo Próximo Futuro

Amílcar Cabral - Quarenta anos depois

Publicado15 Jan 2013

"Amílcar Cabral foi assassinado em Conacri, no dia 20 de Janeiro de 1973. Após a sua morte, intensificou-se a luta armada de libertação e a independência da Guiné-Bissau foi proclamada unilateralmente a 24 de Setembro desse mesmo ano.

O Arquivo Amílcar Cabral, disponibilizado na internet a partir de 20 de Janeiro de 2013, 40 anos após o seu assassinato, foi recuperado e tratado pela Fundação Mário Soares a pedido das autoridades guineenses e caboverdeanas e com o especial empenho de Aristides Pereira, Iva Cabral e Pedro Pires."

A propósito do 40º aniversário da morte de Amílcar Cabral, o  Instituto de História Contemporânea (IHC) e Fundação Mário Soares (FMS) organizam no próximo dia 21 de Janeiro o seminário "Amílcar Cabral - um projeto interrompido". Todo o programa pode ser consultado aqui.

Para conhecer a biografia deste líder africano  "O fazedor de utopias" de António Tomás é uma das leituras possíveis.

O Fazedor de Utopias, uma biografia de Amílcar Cabral da autoria de António Tomás, é um livro fundamental para entender porque é que o fim do Colonialismo português era uma inevitabilidade. Mas também porque, simultaneamente, destrói o que era a propaganda nacionalista sobre o terrorismo, e revela a excelência da pessoa que foi o líder Amílcar Cabral.  

António Pinto Ribeiro - Revista Obscena, #2, Jan 2008