Logótipo Próximo Futuro

A mulher negra na publicidade

Publicado6 Nov 2013

Publicidade de cerveja preta onde se lê É pelo corpo que se reconhece a verdadeira negra

Imagem retirada do artigo publicado no website de Geledés Instituto da Mulher Negra

A propósito desta publicidade, Wyliam Vassoler escreve para o Geledés Instituto da Mulher Negra um artigo interessante sobre a representação da mulher negra na publicidade no Brasil.

A mulher negra tem um grande papel na sociedade brasileira. A mesma sofre de dois males da ignorância e do contexto histórico que envolve nosso país: o racismo e o sexismo (incluindo nesse o machismo). Até os dias de hoje, ela ainda sofre por ser inferiorizada em nossa sociedade patriarcal. Aliado a isso, há também a problemática racista, que até hoje ainda é um problema forte, principalmente nas gerações e famílias mais conservadoras.

O estudo a seguir tem como objetivo analisar fatos sobre o racismo e o machismo no Brasil, aliando a interpretação desses estudos a uma análise semiótica baseada nas tricotomias que Peirce apresenta em seu livro Semiótica, de 2003. Através desses dois estudos, pretende-se confirmar ou não a atitude do Procon do Espírito Santo em denunciar o anúncio ao Ministério Público, acusando a Brasil Kirin de racismo e sexismo.

Leiam o artigo na íntegra aqui.