Stuart Hall: uma conversa inacabada sobre cultura, pós-colonialismo e neoliberalismo
Published14 Mar 2014
A UNIPOP e a revista imprópria organizam no dia 22 de Março, na Casa da Achada em Lisboa (ver localização aqui), "Stuart Hall: uma conversa inacabada sobre cultura, pós-colonialismo e neoliberalismo", assim como a projecção do filme The Stuart Hall Project.
PROGRAMA
17h-20h – debate com a participação de:
Ricardo Noronha – historiador e investigador do Instituto de História Contemporânea (FCSH-UNL)
Nuno Domingos – sociólogo e investigador do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa
Sofia Sampaio – doutorada em Estudos Culturais e investigadora do Centro em Rede de Investigação em Antropologia – CRIA
Manuela Ribeiro Sanches – professora na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e directora do Centro de Estudos Comparatistas
Marcos Cardão (moderação) – historiador e investigador do Instituto de História Contemporânea (FCSH-UNL)
21h30-23h – projecção do filme The Stuart Hall Project
Autor prolífico e heterogéneo, Stuart Hall foi preponderante para a consolidação académica dos estudos culturais e para a emergência da «nova esquerda», tornando-se um dos editores da revista New Left Review. A sua determinação em analisar objectos de baixo estatuto cultural, relacionando cultura, poder e política, abriu campos de pesquisa e influenciou múltiplos leitores. A sua obra foi igualmente vital para os debates sobre etnicidade, multiculturalismo e diferença, mas também sobre o significado político do thatcherismo, cuja emergência política foi analisada em Policing the Crisis (1978). A obra, influência e legado de Stuart Hall vai servir de pretexto para uma conversa com Ricardo Noronha, Nuno Domingos, Sofia Sampaio e Manuela Ribeiro Sanches. A sessão incluirá ainda a projecção do filme The Stuart Hall Project (2013), realizado por John Akomfrah.